Topo

Atlético-MG e Cruzeiro ampliam suas vantagens e caminham para outra final

Do UOL, em Belo Horizonte

24/03/2014 07h01

As duas partidas da semifinal do Campeonato Mineiro, no domingo, não apresentaram surpresa em seus resultados e “costuraram” um novo encontro entre Atlético e Cruzeiro na final do estadual. Os dois principais times da capital mineira triunfaram na rodada e afastaram a pressão que enfrentaram pelos resultados ruins obtidos na Libertadores, no meio de semana.

 O Atlético foi o grande vitorioso da rodada de abertura da semifinal do Estadual. A equipe goleou o América, por 4 a 1, no Independência, em jogo que teve mando de campo da equipe americana. Com a goleada, que foi construída no primeiro tempo ainda do jogo, quando abriu 3 a 0, o time alvinegro praticamente garantiu a classificação para a final.

Com o resultado, o Atlético poderá ser derrotado até por diferença de três gols, no duelo do próximo domingo, às 18h30, no Independência, que estará na final. Para o América, resta apenas devolver a goleada atleticana, mas por diferença de quatro gols.

“O resultado foi bom e nos deixa um pouco mais tranquilos, mas, no futebol existem surpresas. Para não ter surpresa, temos que entrar com a mesma vontade e movimentação de hoje, para aí sim carimbar o passaporte para a final”, disse Jô.

Em Varginha, o Cruzeiro também fez o esperado e conseguiu a vitória no duelo contra o Boa Esporte. O time da casa até conseguiu dificultar, mas não o suficiente para evitar a derrota por 1 a 0, com gol de Júlio Baptista, assinalado, aos 43 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Cruzeiro aumenta a sua vantagem na semifinal do Campeonato Mineiro, já que poderá perder por diferença de um gol para o Boa Esporte, no encontro do próximo domingo, às 16h, no Mineirão, para se classificar para a decisão.

“As pessoas que estão no futebol, se relacionam direto, sabem que não tem mais jogo fácil no futebol. Tem um peso físico grande. Todas as equipes têm uma armação tática e o mesmo trabalho que a gente faz lá eles fazem aqui. O jogo fica menos difícil quando a gente consegue fazer um gol no início”, analisou Marcelo Oliveira.

As vitórias, que apontam a realização de mais um clássico na decisão do estadual, como aconteceu no ano passado, quando o Atlético foi campeão diante do Cruzeiro, serviram para minimizar a pressão sobre os dois rivais. Ambos chegaram à rodada criticados por torcedores, após empatarem no meio de semana pela Libertadores.

A situação mais traumática foi do Cruzeiro, que vencia o Defensor por 2 a 0, no Mineirão e acabou sofrendo o empate no último lance do jogo. O resultado deixou o time em situação complicada no Grupo 5 da Libertadores, precisando vencer os dois jogos finais. Já o Atlético, um dia antes, não conseguiu superar o Nacional e deixou o Independência, com 1 a 1 no placar.