Topo

Avalista do meio-campo ficará fora de 'decisão'. Grêmio busca substituto

Maicon coordena ações do meio-campo do Grêmio e quando se recuperou, está suspenso - Lucas Uebel/Grêmio
Maicon coordena ações do meio-campo do Grêmio e quando se recuperou, está suspenso Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

28/03/2016 06h00

Maicon retomou sua melhor forma nos últimos jogos do Grêmio. Depois de um período lesionado, o marcador recuperou o ritmo ideal e, ao mesmo tempo, o nível de atuação coletiva do time subiu. Considerado pelo técnico Roger Machado como 'avalista' das ações ofensivas e defensivas da equipe, o ex-atleta do São Paulo está fora da partida decisiva na Libertadores contra LDU. Sem um jogador de mesma característica, o técnico busca encontrar um substituto usando os jogos do Gauchão como teste. 

O Grêmio está prestes a confirmar o primeiro lugar de forma matemática no torneio regional. Terá, assim, as duas últimas partidas para testar o que é melhor ao time para um duelo tão importante na competição continental. Com Maicon, suspenso na penúltima rodada do grupo 6 da Libertadores, os suplentes serão testados.

"Maicon e Walace têm um casamento muito bom. Se alternam na construção e conseguem marcar com muita força. Temos jogadores defensivos e um passe de qualidade. É importante tê-los juntos. Na ausência deles, o Edinho cumpre a função, mas são características diferentes", disse o técnico Roger Machado. "O Maicon consegue nos 'dosar' momentos de segurar a bola, de esticar a jogada. Alterna criação com Douglas e ainda consegue recompor defensivamente de forma rápida. O crescimento dele está diretamente ligado ao crescimento do time. Já foi assim no ano passado", completou. 
 
Só que Edinho não conseguirá casar da mesma forma com Walace. São jogadores, ambos, cuja principal capacidade é marcar. Dificilmente avançam ou dão o último passe, como Maicon fez no gol de Bobô, que abriu a vitória por 3 a 0 diante do Lajeadense, pelo Gauchão, neste domingo. 
 
E quando perdeu jogadores, o Grêmio oscilou muito. Tanto que o melhor rendimento está sendo retomado apenas agora, mais de três meses depois do início da temporada. 
 
"Estamos gradativamente conseguindo colocar todos no mesmo nível. Perdemos muitos jogadores. Quando se troca tanta gente, não se dá o mesmo padrão de atuação a todos. As competições alternaram, os times alternaram, tudo isso influenciou para queda de rendimento", avaliou o treinador. 
 
Além de Edinho, Kaio é alternativa no meio-campo defensivo. Se quiser tornar o time um pouco mais inclinado ao ataque, Roger pode repetir o teste com Giuliano, que se recupera de lesão, como volante. Mas quando tal estratégia foi utilizada, não deu certo. 
 
A ideia do comando gremista é testar. Nos próximos jogos, é possível que Maicon seja sacado para a escolha da melhor forma de encarar os equatorianos no dia 13. Além dele, Marcelo Oliveira também está suspenso. Mas na lateral esquerda, Marcelo Hermes é o suplente imediato. 
 
A reapresentação do elenco gremista ocorre nesta segunda-feira à tarde, no Centro de Treinamentos Luiz Carvalho.