Topo

Gauchão 2013 é o 16º título conquistado pelo Inter nos últimos 11 anos

Nas últimas 12 edições do Campeonato Gaúcho, o Internacional conquistou oito - Alexandre Lops/AI Internacional
Nas últimas 12 edições do Campeonato Gaúcho, o Internacional conquistou oito Imagem: Alexandre Lops/AI Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

06/05/2013 15h13

Com a vitória nos pênaltis sobre o Juventude, no último domingo, o Internacional chegou ao 16º título oficial nas últimas 11 temporadas. Desde 2002, o clube vermelho e branco de Porto Alegre levanta, pelo menos, uma taça por ano.

Depois de quatro anos vencendo apenas um torneio amistoso no chile, o Internacional voltou a vencer o estadual e iniciou a sequência de títulos sob o comando do presidente Fernando Carvalho. Em 2006, o Grêmio interrompeu a sequência de Gauchões, porém, o Colorado conquistou a Libertadores e o Mundial.

Em 2007, sob o comando de Vitorio Piffero, o Inter conquistou a tríplice coroa ao vencer o Pachuca-MEX e ficando com a Recopa Sul-Americana. No ano seguinte, o clube retomou a hegemonia do campeonato do Rio Grande do Sul e ainda foi o primeiro brasileiro a conquistar a Copa Sul-Americana. No começo da temporada, venceu também a Copa Dubai, torneio amistoso que reuniu também a Inter de Milão, da Itália, o Stuttgart, da Alemanha, e Ajax, da Holanda.

INTER DÁ TRÊS DIAS DE DESCANSO E FESTEJA 'FOLGA' NO CALENDÁRIO

O Internacional enxergava a final da Taça Farroupilha também como uma porta para dias mais tranquilos no calendário. E com a conquista, comissão técnica e diretoria concederam três dias de folga para os jogadores que atuaram na decisão contra o Juventude. LEIA

Na temporada em que completou 100 anos, o Inter conquistou o bicampeonato do Gauchão e ainda a Copa Suruga, competição organizada pela Conmebol e pela Federação Japonesa de futebol. Em 2010, o clube gaúcho conquistou o bicampeonato da Libertadores para no ano seguinte retomar a hegemonia estadual e o bi da Recopa, já sob o comando do presidente Giovanni Luigi.

Em 2012, com problemas no vestiário profissional, o Inter conquistou o Gauchão, foi eliminado nas oitavas de final para o Fluminense na Libertadores e terminou o brasileiro na 10ª colocação com 46% dos pontos conquistados.

Após o título do Gauchão, o grupo principal ganha folga até a próxima quinta-feira. O próximo compromisso dos comandados de Dunga é contra o Santa Cruz, no dia 15, em Caxias do Sul, pela Copa do Brasil. Como empatou o jogo de ida, precisa vencer os pernambucanos para avançar para a terceira fase da competição nacional.

TÍTULOS CONQUISTADOS PELO INTERNACIONAL NAS ÚLTIMAS 11 TEMPORADAS

Mundial da Fifa2006
Libertadores da América2006 e 2010
Recopas2007 e 2011
Sul-Americana2008
Copa Suruga2009
Campeonato Gaúcho2002, 03, 04, 05, 08, 09, 11, 12 e 2013
Dubai Cup (amistoso)2008