PUBLICIDADE
Topo

Com gol de Vinícius Júnior, Real vence e freia melhora do Alavés na Espanha

Vinícius Júnior teve atuação de gala e marcou contra o Alavés neste domingo - Gabriel Bouys/AFP
Vinícius Júnior teve atuação de gala e marcou contra o Alavés neste domingo Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2019 19h39

A imprensa espanhola levantou o debate sobre se Gareth Bale, recuperado de lesão, deveria retomar a vaga ocupada por Vinícius Júnior no time titular do Real Madrid. No fim das contas, Santiago Solari tirou Lucas Vásquez - cortado pouco antes do duelo -, deixou Asensio no banco e escalou galês e brasileiro juntos. Com a dupla, o Real venceu o Alavés por 3 a 0 neste domingo (3), com gols de Benzema, do ex-flamenguista e de Mariano Díaz, e ajudou a frear a ascensão do adversário na tabela do Campeonato Espanhol.

O resultado faz o Real seguir em terceiro na corrida pelo título, com 42 pontos, oito a menos que o líder Barcelona e dois a menos que o Atlético de Madrid. Já o Alavés fica com 32 pontos e cai para sexto lugar. O Alavés enfrentará o Levante na próxima rodada para tentar não perder fôlego.

Agora, o Real Madrid terá uma sequência de clássicos pela frente. O próximo compromisso no Espanhol será contra o Atlético, domingo (10), no Metropolitano. Antes, a equipe enfrentará o Barcelona no Camp Nou pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Rei da Espanha. Já o Alavés, para não perder fôlego no Espanhol, terá pela frente o Levante. A equipe surpreendeu por ter chegado à parte de cima da tabela, mas não vence há quatro rodadas e viu os rivais se aproximarem em número de pontos.

Vinícius Junior comemora gol contra o Alavés - GABRIEL BOUYS/AFP - GABRIEL BOUYS/AFP
Vinícius Júnior deixou sua marca e ganhou ainda mais moral com Solari
Imagem: GABRIEL BOUYS/AFP

Quem foi bem: Vinícius Júnior dá show

No início da semana, o técnico Solari elogiou Vinícius Júnior, mas afirmou que não seria possível garantir o garoto como titular na concorrência com Bale e Asensio. Mas o brasileiro mostrou ao técnico porque merece estar no time. Sem se abalar com a pressão, Vinícius buscou jogo o tempo todo, mostrou facilidade em se livrar dos marcadores, levou a bola diversas vezes à linha de fundo e ainda participou do lance do gol, deixando Reguilón em condições de dar assistência para Benzema. No fim, foi coroado com seu próprio gol.

Quem foi mal: Calleri erra muito a pontaria

Velho conhecido da torcida do São Paulo, o atacante mostrou pouco capricho nas finalizações e perdeu pelo menos duas boas chances de garantir o empate no Santiago Bernabéu: mandou uma bola por cima do travessão e a outra à esquerda do gol do Real. Acabou sendo substituído por Álex Blanco.

Goleirão do Alavés evita placar mais elástico

Sem ter muita culpa nos gols e sofrendo com a falta de qualidade de seu time nas finalizações, o arqueiro do Alavés evitou placar ainda mais elástico na casa do Real Madrid. Fez boas defesas contra chutes de Ceballos, Benzema e Vinícius Júnior e garantiu ao menos certa dignidade para sua equipe. Do outro lado do campo, Courtois mal sujou o uniforme.

Real Madrid controla jogo com facilidade

Os donos da casa não tiveram dificuldade para dominar as ações e vencer a partida. Desde o início, criaram jogadas de perigo, principalmente com Ceballos e Benzema. Bale, recuperado de uma lesão no tornozelo e sem atuar por 90 minutos desde 22 de dezembro, mostrou que está recuperando o ritmo e arriscou alguns chutes de fora da área, parando nas mãos de Pacheco.

Benzema chega à rede, e Real segura vantagem

O Real Madrid seguiu martelando até chegar ao gol, o que só ocorreu aos 27 do primeiro tempo. Vinícius Júnior tocou para Reguilón cruzar para Benzema completar para as redes. No meio da semana, no jogo contra o Girona pela Copa do Rei, o francês esteve imparável e marcou dois gols da vitória madrilena por 3 a 1. No restante do primeiro tempo, diminuiu um pouco o ritmo e foi para o intervalo em vantagem.

Alavés não consegue reagir, e Real segue atacando

O Alavés deu pequenos sustos no Real, mas não foi capaz de levar perigo. As melhores jogadas saíram pelos pés de Jony e Rubén Duarte, que não conseguiram transformar as chances em gols. Bale, ainda sem ritmo, deu lugar para Asensio aos 17 minutos, e o Real seguiu tentando ampliar, puxado pelas jogadas em velocidade de Vinícius Júnior.

E dá-lhe Vinícius Júnior...

O jogo já parecia controlado pelo Real quando Vinícius Júnior deixou sua marca. Depois de muitas tentativas, o jogador chegou à rede aos 34 do segundo tempo. Arrancou pela esquerda, virou o jogo para Asensio e recebeu de novo na área. Livre de marcação, só precisou empurrar para a rede. E não parou por aí: na sequência, deixou Odriozola na cara do gol e viu o companheiro chutar em cima de Pacheco. Ele ainda tentou correr para pegar a sobra, mas se desequilibrou. Nos acréscimos, Mariano Díaz recebeu de Modric e fechou a conta.

FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 3 X 0 ALAVÉS

Data e hora: 3 de fevereiro de 2019, domingo, às 17h45 (de Brasília)
Local: Santiago Bernabéu, em Madri (ESP)
Competição: Campeonato Espanhol (22ª rodada)
Cartões amarelos: Laguardia, Burgui e Wakaso
Cartões vermelhos: -
Gols: Benzema, aos 29' do primeiro tempo; Vinícius Júnior, aos 34', e Mariano Díaz, aos 45' do segundo tempo

REAL MADRID: Courtois; Odriozola, Nacho Fernández, Sergio Ramos e Reguillón; Casemiro, Ceballos e Modric; Vinícius Júnior (Isco), Benzema (Mariano Díaz) e Bale (Asensio). Técnico: Santiago Solari

ALAVÉS: Pacheco; Vigaray, Maripán, Laguardia e Rubén Duarte; Manu García (Guidetti), Pina e Wakaso; Jony, Burgui (Rolán) e Calleri (Álex Bianco). Técnico: Abelardo Fernández