Topo

Espanhol - 2019

Torcedores do Valladolid se empolgam na web, mas contestam "efeito Ronaldo"

Ronaldo vê jogo do Valladolid: presidente virou o "talismã" do time - Reprodução/beIN Sports
Ronaldo vê jogo do Valladolid: presidente virou o "talismã" do time Imagem: Reprodução/beIN Sports

Do UOL, em São Paulo

24/10/2018 04h00

O grande personagem das primeiras nove rodadas do Campeonato Espanhol sequer entrou em campo. Ronaldo Fenômeno tem sido apontado como o mentor da arrancada surpreendente do recém-promovido Real Valladolid - depois que que ele assumiu o controle das ações do clube, foram 13 pontos conquistados em 18 disputados. O time está na zona de classificação para a Liga Europa, à frente do Real Madrid.

Também contrariando as apostas, Espanyol e Alavés fazem campanhas ainda melhores neste início de Campeonato Espanhol. Mas os holofotes estão voltados para o Valladolid, graças ao "efeito Ronaldo" tão propagado na imprensa espanhola e confirmado pelo treinador Sergio González: "Ele chegou com muita força, está muito próximo aos jogadores. Parece muito integrado, e isso dá moral para a gente".

Por outro lado, parte da torcida vê certo exagero no tal "efeito Ronaldo" e prefere dar os méritos ao técnico. Desde sua chegada, o Fenômeno pouco investiu em contratações - preferiu pagar as dívidas do clube e renovar com peças importantes do elenco, incluindo o próprio treinador. A estratégia deu certo. Mas agradar torcedor não é fácil... Veja como os espanhóis estão reagindo no Twitter:

"Me enche o saco ver o quanto babam no Ronaldo. Ele não levou o time à primeira divisão nem planejou a temporada atual, mas falam como se ele fosse o arquiteto da grande campanha do Valladolid. Já os presidentes de Alavés e Espanyol, tenho certeza de que você não os conhece"


"Os torcedores estão encantados com a chegada de Ronaldo, mas ele não montou o elenco nem contratou a comissão técnica. 'Efeito Sergio' seria o mais correto"


"Estamos encantados por contar com Ronaldo, mas estes números, assim como das últimas rodadas da segundona e dos playoffs, têm nome próprio e não é o dele, mas de outro mago: Don Sergio González Soriano"


"Besteira, se o Ronaldo não tivesse vindo, estaríamos exatamente iguais. Não acredito em bruxarias"


"Não sabia que Ronaldo tinha voltado a jogar ou estava treinando o Valladolid"


"Sergio tem os jogadores na mão desde maio. Este time está incrível. Se Ronaldo fizer um par de contratações interessantes no inverno, permanece na elite sem problemas"


"Não sei como Ronaldo vai se sair no Valladolid, nem se vão ser rebaixados ou não,  mas a decisão de renovar com Sergio quando ele estava sendo questionado foi muito inteligente, veja agora. A mensagem de Ronaldo foi inteligente e muito clara"


"Ronaldo, confiamos na sua gestão do clube e esperamos nos manter na primeira divisão nesta temporada. E ver se, com sorte, conseguimos nos classificar para alguma liga europeia - seria genial. Obrigado por escolher o Real Valladolid, precisávamos de alguém que acreditasse no time"


"Obrigado Ronaldo Nazário, estamos todos na torcida pelo Valladolid. É impossível não gostar deste homem"


"Imagine não torcer pelo Valladolid tendo como presidente Don Ronaldo Nazário"


"É lamentável que Ronaldo tenha permitido a vitória do Valladolid sobre o Betis, tirando assim o Real Madrid da zona de classificação europeia. Traidor!"


"A contratação para substituir Ronaldo no Real Madrid era Ronaldo. Mas o Valladolid nos atravessou"


"Desde que Ronaldo se foi, vamos de mal a pior. Acho que Ronaldo deveria deixar sua equipe e voltar ao Bernabéu. Seu time agora está acima do nosso, isto é uma realidade. Por favor, Ronaldo, volte! O Valladolid vai entender..."


"Real Madrid abaixo do Valladolid. Ronaldo é um presidente melhor do que Florentino Pérez"


"Desde que Ronaldo chegou, o Valladolid vem ganhando peso na competição"