Topo

Washington, ex-Redskins, revela nome temporário para temporada da NFL

Washington Redskins mudou de nome para Washington Football Team - Divulgação/Washington Football Team
Washington Redskins mudou de nome para Washington Football Team Imagem: Divulgação/Washington Football Team

Do UOL, em São Paulo

23/07/2020 15h43

A franquia de Washington da NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos) mudou seu nome de Washington Redskins para Washington Football Team.

De acordo com o anúncio do time, o novo nome é provisório e já passa a ser usado a partir de agora "até a adoção de um novo nome" oficial.

A mudança acontece após a franquia ser pressionada a mudar o nome. Em 13 de julho, o time de Washington anunciou que iria mudar de nome e símbolo. A razão para a troca é que o termo Redskins é considerado ofensivo aos nativos norte-americanos. Redskins significa 'pele-vermelhas', em tradução livre, expressão considerada pejorativa.

"A decisão de usar o 'Washington Football Team' para esta temporada permite à franquia a capacidade de realizar um processo aprofundado de marca para incluir adequadamente jogadores, ex-jogadores, fãs, comunidade e contribuições de patrocinador", diz o comunicado da franquia.

"Até o momento, temos o prazer de ver tantas pessoas apresentando sua visão sobre qual deve ser o novo nome e design em seus canais de mídia social e esperamos incluir seus comentários à medida que esse processo progride."

A franquia ainda anunciou que a partir amanhã e nos próximos 50 dias começará o processo de retirada da marca Redskins das propriedades da equipe, estádio, uniformes e outros espaços físicos e digitais. "Esperamos concluir esse processo na íntegra para o jogo de abertura em casa contra o Philadelphia Eagles em 13 de setembro", afirma a equipe.

O processo de troca existe há bastante tempo. Torcedores, patrocinadores e a comunidade do esporte pressionavam para a mudança. A situação ganhou ainda mais força a partir da onda de manifestações contra o racismo nos EUA depois da morte de George Floyd, segurança negro que morreu após ter seu pescoço pressionado pelo joelho de um policial branco.

A franquia de Washington já foi protagonista em outra situação de luta contra o racismo. No mês passado, a estátua de um antigo dono do time, considerado racista, foi retirada do RFK Stadium, onde a equipe atuou durante vários anos.