Topo

Apelidado de "Showman", Mahomes chega ao Superbowl para ser "o cara" da NFL

Patrick Mahomes durante entrevista coletiva concedida em Miami - Jasen Vinlove/USA TODAY Sports
Patrick Mahomes durante entrevista coletiva concedida em Miami Imagem: Jasen Vinlove/USA TODAY Sports

Lucas Tieppo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/01/2020 12h00

Resumo da notícia

  • Mahomes disputará o primeiro Super Bowl da carreira neste domingo (2)
  • Quarterback tem apelido de "Showtime" por causa dos lançamentos e passes incríveis
  • Mahomes foi eleito MVP da temporada passada, mas sofreu com lesões na atual
  • Jogador foi escolhido no Draft para jogar na MLB, mas optou pelo futebol americano

Quarterback do Kansas City Chiefs, Patrick Mahomes tem a maior chance da carreira de fazer valer o apelido de "Showman". MVP da temporada passada, o jogador de 24 anos chegou à NFL em 2017 disposto a revolucionar a liga e pode coroar este processo neste domingo (2), no Super Bowl 54, em Miami, contra o San Francisco 49ers.

Pela primeira vez na carreira, Mahomes disputará a final da liga de futebol americano. Depois de três anos com Tom Brady e o New England Patriots representando a Conferência Americana no Super Bowl, os Chiefs, comandados pelo quarterback, querem dar início a uma nova dinastia a partir do jogo deste domingo, o que pode acontecer com um ano de atraso.

Na temporada passada, os Chiefs eram favoritos contra os Patriots, mas acabaram derrotados em casa por 37 a 31 na prorrogação. Assim, Mahomes teria que aguardar mais um ano para se tornar o cara da NFL.

O quarterback esperou, superou uma lesão que o deixou de fora de duas partidas da temporada regular, e liderou os Chiefs até o Super Bowl, 50 anos depois da última aparição da franquia na decisão.

Mahomes assombrou a NFL com seu desempenho na temporada 2018. Eleito MVP em sua primeira campanha como titular dos Chiefs, ele passou a bola para 50 touchdowns e superou as 5 mil jardas aéreas. Nesta edição do campeonato, foram 26 touchdowns e pouco mais de 4 mil jardas. Nos playoffs, ele brilhou e liderou as viradas sobre Houston Texans, em jogo em que a equipe chegou a estar perdendo por 24 a 0, e Tennessee Titans.

Os passes magistrais, as jogadas inspiradas em jogadores do beisebol e os lançamentos que fazem a bola cruzar dezenas de jardas do campo adversário apareceram para decidir os jogos. Seu apelido "Showtime" nunca fez tanto sentido como nas partidas decisivas.

Mahomes, filho do ex-jogador de beisebol Pat Mahomes, circulava com qualidade pelos três principais esportes dos Estados Unidos. Tanto que era apontado como uma das promessas no beisebol. Em 2014, ele chegou a ser escolhido pelo Detroit Tigers, time da MLB, na 37ª posição do Draft, mas optou por seguir a carreira como quarterback na Universidade de Texas Tech.

Três anos depois, ele seria escolhido pelos Chiefs na décima posição no Draft de 2017. Naquele ano, atuou apenas em uma partida. Em fevereiro de 2018, a franquia anunciou a saída de Alex Smith, e Mahomes iniciou sua trajetória como quarterback titular.

Prestes a fazer sua estreia no Super Bowl, Mahomes vive a expectativa de renovar o vínculo com os Chiefs. O jogador tem mais um ano de contrato e recebeu cerca de R$ 18 milhões nesta temporada. Porém, em 2021, cogita-se que ele se torne o primeiro atleta a ultrapassar a marca dos R$ 200 milhões de salário.

Direto de Miami, repórter do UOL apresenta os times do Super Bowl LIV