Topo

Brasileiros encaram seletiva e tiram férias para serem voluntários na NFL

Darci (esq) e Rodrigo (dir) são voluntários na NFL Experience  - Patrick Mesquita/UOL
Darci (esq) e Rodrigo (dir) são voluntários na NFL Experience Imagem: Patrick Mesquita/UOL

Patrick Mesquita

Do UOL, em Miami (EUA)

30/01/2020 04h00

Os laços entre brasileiros e a NFL estão mais fortes a cada dia. A prova disso é que já tem gente do Brasil investindo dinheiro para ir aos Estados Unidos apenas para ficar mais perto da liga, principalmente do Super Bowl.

A reportagem do UOL Esporte, que está em Miami para a cobertura da decisão da NFL, encontrou ontem alguns brasileiros que se inscreveram para trabalhar como voluntários na NFL Experience. O evento é uma espécie de parque de diversões que a liga monta na cidade que vai receber o jogo decisivo e tem como objetivo proporcionar ao torcedor uma imersão no ambiente das partidas.

O pecuarista Darci Bazanella, que mora em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Fã da NFL desde os anos 80, ele viu na função de voluntário uma chance de sentir o clima da final.

"Gostamos do esporte. Eu estava perto, em Orlando. Pensei que era uma oportunidade. Aí eu me escrevi bem antes, tem que se programar. Fui aprovado e estou aqui, bem feliz", conta Darci.

Já o curitibano Rodrigo Batista, que trabalha em uma empresa de eventos, descobriu a possibilidade de ser voluntário em um site de buscas. Ele decidiu tirar férias e ir para Miami para trabalhar na NFL Experience.

"Eu estava com uma viagem para os EUA, fiquei pensando e vi que a final era aqui. Eu fiz uma pesquisa na internet e vi que tinha um portal de voluntários para o Super Bowl. Vi que tinha um processo de inscrição. Me inscrevi, passei nas etapas e estou aqui", disse.

A função de voluntário consiste em, entre outras atribuições, tirar dúvidas dos clientes que comparecem ao evento e organizar as participações nas filas das atrações. Tudo isso em um turno de aproximadamente oito horas e por, pelo menos, três dias. A tarefa pode até parecer fácil, mas não é nada simples conseguir o "sim" da NFL. A inscrição conta com um número considerável de fases até que alguém seja escolhido.

De acordo com os voluntários brasileiros, a primeira fase é de preencher os documentos necessários. Em seguida, há uma entrevista em inglês, que pode ser feita à distância e o envio de fotos.

Caso uma pessoa seja aceita, ela ainda precisa chegar na cidade da decisão quase duas semanas para ser submetida a um treinamento presencial. Vale destacar que a liga de futebol americano oferece em troca apenas alimentação e alguns brindes diários, como ingressos, uniformes de staff e óculos. Passagens e hospedagem ficam na conta do voluntário.

Mesmo tendo que investir dinheiro do próprio bolso para participar da festa e ter contato com a estrutura montada, os brasileiros têm certeza de que a experiência é única e enriquecedora profissionalmente.

"Vem muita gente aqui, gente do mundo inteiro, gente de todas as partes dos Estados Unidos, gente com as camisas dos 32 times da NFL. É algo fora do comum e vale para levar as ideias e experiências para o Brasil", conta Rodrigo Batista.

Já Darci Bazanella, que começou a exercer função ontem, também se disse satisfeito com a situação até o momento.

"É meu primeiro dia, mas já está valendo. Vamos ver no final", analisou.

Questionada pela reportagem sobre o número de voluntários envolvidos em toda a NFL Experience, a liga disse apenas que não ainda não possui os dados e que vai divulgá-los na próxima semana, após o término do evento.