PUBLICIDADE
Topo

Basquete


Michael Jordan: Qual a altura, idade e tudo sobre ele

Michael Jordan ouve o hino americano antes das finais da NBA de 1991, entre Bulls e Lakers - Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images/Divulgação Netflix
Michael Jordan ouve o hino americano antes das finais da NBA de 1991, entre Bulls e Lakers Imagem: Andrew D. Bernstein/NBAE via Getty Images/Divulgação Netflix

Considerado por muitos o maior da história do basquete, Michael Jordan é um ex-jogador que atuou na NBA entre 1984 e 2003, se tornando hexacampeão pelo Chicago Bulls. Além disso, foi medalhista de ouro nas Olimpíadas de 1984, em Los Angeles, e em 1992, em Barcelona, onde defendeu a seleção americana que ficou conhecida como Dream Team.

Jordan voltou a estar em evidência com a série Arremesso Final (Last Dance), coprodução de ESPN e Netflix. Por isso, o UOL Esporte responde as perguntas mais populares sobre o astro.

Quem é Michael Jordan?

Michael Jeffrey Jordan é um ex-jogador norte-americano de basquete. É considerado por muitos o melhor da história da modalidade e é também um ícone fora das quadras. O astro conquistou seis títulos da NBA com o Chicago Bulls e atuou por 15 temporadas na liga.

Formado na Universidade da Carolina do Norte, o ex-atleta teve três passagens pela NBA: entre 1984 e 1993 e entre 1995 e 1998, ambas pelo Chicago Bulls, e entre 2001 e 2003, pelo Washington Wizards.

Qual a altura de Michael Jordan?

Michael Jordan mede 1,98m.

Qual a idade de Michael Jordan?

Michael Jordan nasceu em 17 de fevereiro de 1963. Hoje, tem 57 anos de idade.

Onde nasceu Michael Jordan?

Michael Jordan nasceu no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York.

Quais times da NBA Michael Jordan jogou?

Michael Jordan jogou em dois times da NBA. O ex-ala-armador foi draftado pelo Chicago Bulls e defendeu a franquia entre 1984 e 1993. Nesta primeira passagem, a equipe conquistou três títulos da NBA.

Em 1995, após sua primeira aposentadoria, Jordan retornou ao Chicago Bulls e defendeu a franquia até 1998, quando se retirou novamente depois de outros três títulos. Em 2001, o astro assinou contrato com o Washington Wizards e atuou pela equipe da capital norte-americana por duas temporadas.

O que Michael Jordan faz atualmente?

Michael Jordan é um atualmente empresário e investidor em diversas áreas de atuação. Sua principal função é ser o maior acionista do Charlotte Hornets, uma das 30 franquias que disputam a NBA. O astro se tornou o primeiro ex-jogador a virar dono de uma equipe da liga. Ele também é sócio minoritário do Miami Marlins, time da liga de beisebol.

Além disso, Jordan também tem participação ativa na marca Air Jordan, a terceira linha de produtos mais vendida da Nike. O ex-jogador também investe no mercado dos jogos eletrônicos, em uma marca de fone de ouvido e em uma marca de tequila.

Michael Jordan é dono de alguma equipe?

Sim, Michael Jordan é o sócio majoritário do Charlotte Hornets, equipe que disputa a Conferência Leste da NBA. Em 2010, Jordan comprou as ações de Bob Johnson e assumiu o controle da franquia.

Michael Jordan tem filhos?

Michael Jordan tem cinco filhos. Jeffrey, Marcus e Jasmine são frutos do casamento de Jordan com Juanita Vanoy. Já Victoria e Ysabel nasceram do casamento do astro com Yvette Prieto.

Por quanto tempo Michael Jordan jogou basquete?

Michael Jordan estreou na NBA em 1984 e deixou definitivamente as quadras em 2003. No entanto, o astro não atuou na liga de forma ininterrupta nestes 19 anos. O ex-atleta se aposentou duas vezes neste período e somou 15 temporadas como profissional.

Onde mora Michael Jordan?

Michael Jordan mora atualmente em uma residência localizada na cidade de Jupiter, no estado da Flórida, sul dos Estados Unidos. Segundo a imprensa norte-americana, o ex-jogador possui pelo menos outros quatro imóveis.

A primeira delas, uma mansão nos arredores de Chicago, está à venda há mais de oito anos. Outro imóvel de Jordan que espera possíveis compradores fica na cidade de Park City, no estado de Utah. Os outros dois imóveis ficam no estado da Carolina do Norte.

Michael Jordan é bilionário?

Sim, Michael Jordan é bilionário. Segundo a revista Forbes, a fortuna do ex-atleta é estimada em 2,1 bilhões de dólares.

Quantos títulos da NBA Michael Jordan venceu?

Michael Jordan venceu seis títulos da NBA, todos com a camisa do Chicago Bulls. O astro foi campeão nas seguintes temporadas: 1990/91, 1991/1992, 1992/1993, no primeiro tricampeonato, e 1995/96, 1996/1997 e 1997/1998, no segundo.

Que ano Michael Jordan aposentou?

Michael Jordan teve três aposentadorias. A primeira foi anunciada em outubro de 1993. Meses depois, ele anunciou que iniciaria sua carreira como jogador de beisebol ao assinar contrato com o Chicago White Sox. Porém, o astro atuou de fato pelo Birmingham Barons, afiliado do White Sox na liga menor de beisebol.

Em março de 1995, Jordan retornou ao Chicago Bulls e atuou pela franquia até o fim da temporada 1997/1998, quando anunciou novamente que deixaria as quadras. Em setembro de 2001, no entanto, ele voltou a jogar, desta vez pelo Washington Wizard. Seu último jogo pela franquia aconteceu em 16 de abril de 2003.

Por que Michael Jordan usou o número 23?

Michael Jordan tinha seu irmão Larry como grande inspiração no início da carreira. Os dois usavam o número 45, mas em determinado momento os dois passaram a atuar no mesmo time, e o ídolo dos Bulls optou por outro número.

Ele dividiu 45 por 2 e arredondou o resultado, 22,5, para cima, definindo que passaria a atuar com o 23 nas costas.

Em que ano Michael Jordan morreu?

Michael Jordan está vivo.

Qual era o salário de Michael Jordan?

Michael Jordan ganhou cerca de 94 milhões de dólares durante as 15 temporadas que atuou como jogador de basquete na NBA de acordo com o site especializado "Spotrac". O salário do astro na sua primeira temporada com os Bulls foi de 550 mil dólares.

Já o maior valor recebido pelo astro foi de 33,1 milhões, na sua última temporada pelos Bulls, a de 1997/1998. Nas duas campanhas em que defendeu o Washington Wizards, Jordan recebeu o valor simbólico de 1 milhão de dólares em cada, montante que foi doado para ajudar as vítimas dos ataques terroristas às torres gêmeas de 11 de setembro de 2001.

Quanto Michael Jordan ganha da Nike?

Michael Jordan recebeu cerca de 145 milhões de dólares oriundos da sua parceria com a Nike para o desenvolvimento da grife Air Jordan. O valor é estimado pela revista Forbes.

Por que os olhos de Michael Jordan estão amarelados em o Arremesso Final?

Muitos fãs repararam na mudança da cor dos olhos de Michael Jordan durante a exibição do documentário "The Last Dance". Sem exames clínicos e análises presenciais, não é possível fechar um diagnóstico e entender o porquê do tom amarelado.

Apesar disso, doenças relacionadas ao amarelamento dos olhos, de acordo com as especialistas, normalmente ocorrem no fígado.

Michael Jordan mentiu no documentário Arremesso Final?

A série documental "The Last Dance" rendeu algumas polêmicas sobre a campanha do último título conquistado por Michael Jordan como jogador do Chicago Bulls. O ex-companheiro Horace Grant, por exemplo, afirmou que o astro mentiu ao dizer que ele tinha vazado informações dos bastidores dos time para a imprensa. Scottie Pippen e Karl Malone também criticaram algumas colocações do astro.

Já o jornalista Sam Smith, especializado na cobertura da equipe e autor do livro"The Jordan Rules", afirmou que Jordan mentiu algumas vezes e que o documentário é uma produção de ficção baseada em fatos reais. O ex-jogador não se pronunciou sobre as acusações.

Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do informado, Jordan não venceu os títulos da NBA em 1993/94 e 1998/99.

Basquete