Topo

Por que olhos de Michael Jordan ficaram amarelados após a aposentadoria

Michael Jordan durante o documentário "The Last Dance" - Reprodução/Netflix
Michael Jordan durante o documentário "The Last Dance" Imagem: Reprodução/Netflix

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

26/05/2020 04h00

O documentário em série "The Last Dance" já virou febre entre os fãs de basquete. O longa da "Netflix" que conta a história da carreira de Michael Jordan na modalidade da bola laranja é sucesso absoluto e rendeu inúmeros comentários nas redes sociais. Mas não foi somente a bela trajetória do ex-atleta com o Chicago Bulls que chamou atenção dos espectadores. Muitos questionaram o motivo pelo qual os olhos da estrela norte-americana estão amarelados atualmente. O UOL Esporte conversou com especialistas para entender os motivos que podem causar essa diferença de cor.

"A cor amarelada dos olhos se chama icterícia, essa coloração pode acometer também a pele e ocorre quando há excesso de bilirrubina (pigmento amarelo) no sangue", explicou Débora Raquel Terrabuio, médica hepatologista do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia.

"A história do paciente e outras queixas associadas podem dar uma pista para o médico de onde está o problema. Problemas no fígado são a causa mais comum de icterícia", acrescentou a Dra. Débora.

Oftalmologista do Hospital das Clínicas, Dra Lisia Aoki destacou que nem sempre o amarelado na parte branca dos olhos é sinônimo de alerta de alguma patologia.

"No caso do Jordan, por ele ser negro, é possível que ela tenha a esclera amarelada, porque também tem um aumento da melanina. É como se a esclera dele fosse 'marronzinha'. É claro que as pessoas podem ter doenças associadas ao fígado e isso deixa a esclera amarela por causa do aumento da bilirrubina. Mas considerando o caso dele, provavelmente é por um aumento na quantidade de melanina na esclera", esclareceu.

Apesar disso, uma pessoa negra que tem a esclera amarelada, normalmente já tem esse fator desde jovem, o que não é o caso de Jordan. Os espectadores do documentário repararam uma diferença na cor dos olhos dele entre o período que ele atuava como atleta profissional e os tempos de hoje.

Sem exames clínicos e análises presenciais não é possível fechar um diagnóstico. Apesar disso, doenças relacionadas ao amarelamento dos olhos, de acordo com as especialistas, normalmente ocorrem no fígado. Quem acompanhou o documentário notou que Michael Jordan falava com um copo e um charuto posicionados na mesa ao seu lado.

"Problemas no fígado são a causa mais comum de icterícia, alguns dos exemplos mais comuns são as hepatites virais (hepatites A, B e C), hepatites por medicação/drogas, uso abusivo de álcool e outras doenças ou infecções que podem afetar o fígado, por exemplo, leptospirose (doença do rato), febre amarela, dengue, entre outras. A obstrução das vias biliares, canais que carregam a bile para fora do fígado, também pode provocar icterícia. Essa obstrução pode ser causada por cálculos (pedras) ou tumores benignos e malignos do fígado, vias biliares ou pâncreas", declarou a Dra. Débora Raquel Terrabuio.

"Outra causa menos frequente, são as alterações das enzimas que metabolizam a bilirrubina, que embora possam deixar os olhos amarelados, não trazem nenhum prejuízo para a saúde da pessoa. Sempre que uma pessoa tiver olhos ou pele amarelada, ela deve procurar um médico para ser examinada, colher exames, fazer exame de imagem do abdômen, porque existem inúmeras possibilidades de diagnóstico e a maioria delas requer seguimento e tratamento por um médico especialista", concluiu a médica.

A série documental "The Last Dance" foi dividida em 10 episódios e mostra os bastidores da última temporada de Michael Jordan pelo Chicago Bulls. Ele conquistou seis títulos da NBA pela franquia.