Topo

Quais cuidados tomar para não ficar com olhos amarelos como Michael Jordan

Olhos amarelados de Michael Jordan na série "The Last Dance" chamaram atenção - Reprodução/Netflix
Olhos amarelados de Michael Jordan na série "The Last Dance" chamaram atenção Imagem: Reprodução/Netflix

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

27/05/2020 04h00

Os olhos amarelados de Michael Jordan durante a série documental "The Last Dance" chamaram atenção dos espectadores e fãs da estrela do basquete mundial. O UOL Esporte ouviu especialistas que explicaram que essa aparência na esclera ocular (branco dos olhos) acontece, principalmente, por causa de um aumento na produção de bilirrubina (pigmento amarelo) no corpo e isso pode ser sinal de doenças no fígado, como a hepatite. Mas é possível evitar esse problema?

De acordo com a Dra. Débora Raquel Terrabuio, médica hepatologista do Hospital das Clínica da Faculdade de Medicina da USP e membro da Sociedade Brasileira de Hepatologia, não é possível evitar o amarelamento da esclera dos olhos. Apesar disso, a especialista destacou que existem ações que diminuem o risco de aquisição de doenças hepáticas.

"Manter bons hábitos de higiene, evitar uso abusivo de álcool, manter prática regular de atividade física, evitar uso de medicações sem orientação médica e o uso de chás que, mesmo sendo naturais, podem agredir o fígado, são ações que evitam doenças hepáticas", esclareceu a médica.

Outro fator que pode proteger as pessoas são os exames médicos de rotina. Para a Dra. Débora Raquel Terrabuio, as análises clínicas do fígado deveriam ser colocadas e seriamente consideradas nos cuidados preventivos da população, como os testes que medem a taxa de açúcar no sangue, por exemplo.

"Como as doenças hepáticas são silenciosas, os exames de fígado deveriam ser incluídos na lista dos exames realizados rotineiramente durante o check-up anual, incluindo exames de sorologia para hepatite naquelas pessoas que tenham histórico antigo de transfusão sanguínea, uso de drogas injetáveis ou comportamento sexual de risco", alertou a especialista.

A série documental "The Last Dance" foi dividida em 10 episódios e mostra os bastidores da última temporada de Michael Jordan pelo Chicago Bulls. Ele conquistou seis títulos da NBA pela franquia.