Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Comemoração de vitória argentina é detonada na Espanha: 'Não sabem ganhar'

Jogadores da Argentina comemoram vitória sobre a Holanda nas quartas da Copa do Mundo - Paul Childs/Reuters
Jogadores da Argentina comemoram vitória sobre a Holanda nas quartas da Copa do Mundo Imagem: Paul Childs/Reuters

Colunista do UOL

10/12/2022 09h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O histórico Argentina x Holanda terminou quente, para dizer o mínimo.

Enquanto os holandeses lamentavam a derrota nos pênaltis, os jogadores argentinos, ao lado, gritavam em direção a eles e alguns, como o zagueiro Nicolás Otamendi, faziam gestos indicando o famoso "falem agora".

Ontem à noite, nas TVs argentinas como os canais C5N e América, um clipe com as discussões em campo e as provocações de lado a lado foi bastante explorado.

E nas bancas de Buenos Aires está à venda agora o jornal "Olé" reproduzindo exatamente a polêmica imagem do festejo argentino perante os holandeses, expressando toda a tensão vivida em uma tarde que já está na história.

Outro jornal, o espanhol "Marca", foi ácido com os argentinos, falando que "assim é impossível chegar vivos à final", destacando todo o desgaste emocional azul e branco.

A crônica espanhola da partida reconheceu a magia de Messi, a ansiedade e os altos e baixos da decisão interminável, mas foi dura: "A atitude de alguns jogadores argentinos não é própria da Copa do Mundo. Comemorando na cara dos adversários, que já estavam caídos no chão. A atitude de muitos não é esportiva. Nada esportiva".

"Esta imagem é muito feia, terrível. Alguns não sabem perder...alguns não sabem ganhar", postou o "Marca" no seu Twitter com a imagem da comemoração argentina.

ole - Reprodução - Reprodução
Capa do jornal "Olé" neste sábado (10) com a vitória argentina
Imagem: Reprodução

O outro lado

Mais "maradoniano" e rebelde que nunca, Lionel Messi saiu reclamando das provocações dos holandeses no gramado e criticou a postura do técnico Louis van Gaal, que havia dito na véspera que ele, Messi, não seria determinante sem a bola no pé.

"Mordido", o camisa 10 jogou com a questão de provar ao treinador holandês que ele estava enganado, e por isso fez o gesto de levar a mão aos ouvidos na comemoração do segundo gol, quando cobrou o pênalti com enorme classe.

Na saída de campo, outro que foi visto xingando os holandeses foi o goleiro Emiliano "Dibu" Martínez, que se irritou com mais um comentário de Van Gaal, sobre a eventual vantagem holandesa nas cobranças de pênaltis.

Por fim, o zagueiro Nicolás Otamendi disse que tal foto foi tirada de contexto, e que ali, com o coração a mil, e com os adversários xingando e tentando desestabilizar os argentinos, a reação pós-vitória era plenamente natural.