Topo

Rafael Reis

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Inglaterra aposta em 'lateral mais rápido da Europa' como antídoto a Mbappé

10/12/2022 04h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Artilheiro da Copa do Mundo, com cinco gols, Kylian Mbappé é também o segundo jogador mais rápido da competição. No Qatar-2022, o atacante da França atingiu a velocidade mais alta já registrada em sua carreira: 35,3 quilômetros por hora.

Mas a Inglaterra acredita ter uma carta na manga para conter essa correria toda no aguardado confronto entre as duas seleções, a partir das 16h (de Brasília), em Al-Khor, que vale vaga nas semifinais do torneio de futebol mais importante do planeta.

Kyle Walker, o jogador do Manchester City que será escalado por Gareth Southgate para tentar conter o principal jogador adversário, tem fama de ser o "lateral mais rápido da Europa". E, acreditem, corre até mais que Mbappé.

De acordo com registros da Premier League, o camisa 2 inglês já chegou a marcar 37,8 km/h em partidas do campeonato nacional mais badalado do planeta.

Mas Walker não é apenas um velocista, mas também um marcador implacável. Não é raro ver jogadores que atuam na Inglaterra (mesmo os brasileiros) citando o lateral como o defensor mais difícil de derrotar em duelos individuais que já enfrentaram na carreira.

É justamente por essas propriedades defensivas que o jogador do City é o preferido de Southgate para uma das posições em que a Inglaterra mais possui fartura de opções.

Além de Walker, o English Team levou para o Qatar outros dois laterais direitos que seriam titulares em quase todas as seleções da Copa: Kieran Trippier (Newcastle) e Trent Alexander-Arnold (Liverpool). E esse time conta ainda com mais um nome, Reece James (Chelsea), que ficou de fora por conta de problemas físicos.

Mbappé, o homem que o defensor velocista da Inglaterra terá de conter neste sábado, tem sido um dos protagonistas do Mundial no Oriente Médio.

O camisa 10 francês, que atingiu seu pico de velocidade em uma corrida contra Matty Cash, nas oitavas de final da Polônia, não só é o único jogador que marcou cinco gols na competição até o momento, como também tem colecionado prêmios de melhor em campo.

O astro do PSG foi eleito o melhor jogador da partida nos três jogos em que foi escalado como titular, contra Austrália, Dinamarca e Polônia. Ele só não levou o troféu para casa na derrota por 1 a 0 frente a Tunísia, na última rodada da fase de grupos, quando foi poupado ao lado dos outros titulares e foi acionado só no segundo tempo.

Com nove gols anotados em duas edições de Mundial, o campeão da Rússia-2018 já é o segundo maior artilheiro da história da França na competição. E, como tem ainda 23 anos, é visto como forte candidato para quebrar o recorde de Miroslav Klose (16) e se tornar o goleador máximo dentre os jogadores de todas as nacionalidades.

A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e teve a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e foi baixa.

O torneio está sendo disputado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.

Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.

Copa do Mundo - quartas de final

Ontem - Croácia 1 (4) x (2) 1 Brasil, Cidade da Educação, em Al-Rayyan
Ontem - Holanda 2 (2) x (3) 2 Argentina, Nacional, em Lusail
Hoje, às 12h - Marrocos x Portugal, Al-Thumama, em Doha
Hoje, às 16h - Inglaterra x França, Al-Bayt, em Al-Khor