Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conhece o Boca? Saiba como argentinas vão tentar tirar título do Palmeiras

Boca Juniors comemora classificação à final da Libertadores feminina - Twitter CABJ
Boca Juniors comemora classificação à final da Libertadores feminina Imagem: Twitter CABJ

Colunista do UOL

28/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Palmeiras e Boca Juniors vão disputar a final da Libertadores feminina hoje (28), em Quito, no Equador. Buscando o seu primeiro título na competição, o Verdão chega invicto à decisão e encara o time argentino, que também tenta erguer a taça pela primeira vez.

A decisão começa às 19h (de Brasília), no estádio Rodrigo Paz. Mergulhada na rotina argentina, a coluna mostra como as "Gladiadoras", como são chamadas as atletas do Boca, chegam para este confronto.

Bênção de Riquelme

As jogadoras do Boca são tratadas pessoalmente por Juan Román Riquelme. Hoje vice-presidente do futebol do clube, o maior ídolo da história xeneize tem trato constante com as jogadoras e com o técnico. É de se esperar que Román até participe da última conversa antes de entrar em campo por videochamada, como revelou o jornal "Olé" anteontem.

"Elas me deixaram mais feliz com a classificação à final do que com o título argentino dos homens", definiu Román, explicando como o futebol argentino atravessa igualmente um momento especial na Argentina.

Time mantido

O cansaço do Boca preocupa para esta decisão. A passagem à final foi definida só na cobrança por pênaltis contra o América de Cali (Colômbia) depois do 1 a 1 no tempo normal na última terça-feira (25). O Palmeiras entra em campo ainda mais cansado, pois jogou anteontem (26).

As estrelas deste Boca são a goleira Laurina Oliveros, essencial nos pênaltis da semifinal, a armadora Camila Gómez Ares e as intrépidas atacantes Kishi Núñez e Yamila Rodríguez.

O time do técnico Jorge Martínez hoje contra o Palmeiras deve ser: Laurina Oliveros; Julieta Cruz, Adriana Sachs, Miriam Mayorga e Celeste Dos Santos; Clarisa Huber, Vanina Preininger e Camila Gómez Ares; Brisa Priori, Kishi Núñez e Yamila Rodríguez.

boc - Twitter CABJ - Twitter CABJ
Boca Juniors comemora classificação à final da Libertadores feminina
Imagem: Twitter CABJ

Dinheiro bem-vindo

Todos no Brasil sabem que os clubes da Argentina sofrem para equilibrar suas contas. Para o Boca, o prêmio deste título, de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 8 milhões), é ainda mais essencial para seguir competitivo tanto na Argentina, onde é campeão, quanto nas competições internacionais. A expressão "deixar a vida em campo" não será mero discurso, e sim necessidade financeira.

Seleção

A seleção argentina foi convocada nesta semana para um amistoso contra a Espanha, em Melilla, na própria Espanha, no dia 11 do mês que vem.

Das 20 jogadoras convocadas, nada menos que cinco atuam neste Boca. São elas: a goleira Laurina Oliveros, as defensoras Julieta Cruz e Miriam Mayorga, a meio-campista Vanina Preininger e a atacante Yamila Rodríguez, a craque do time, que concorre ao prêmio de melhor jogadora do ano.

Histórico

Sem contar a edição atual, o Boca disputou seis vezes a Libertadores feminina (em 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2020). Seu melhor resultado foi logo na primeira tentativa, quando terminou em terceiro. Depois, só voltou a passar da fase de grupos em 2020, perdendo nas quartas de final para o América de Cali-COL.

Campanha em 2022

Liderou seu grupo na primeira fase, ganhando do Defensor-URU e do Ñañas-EQU e empatando com a Ferroviária. Nas quartas, eliminou o Corinthians com uma vitória por 2 a 1. Nas semifinais, saiu atrás, mas empatou com o América de Cali-COL na metade do segundo tempo e conseguiu uma vitória por 3 a 0 na decisão por pênaltis.

TV

O Boca x Palmeiras que decide a Libertadores feminina será mostrado ao vivo na Argentina pelo canal fechado TyC Sports, que tem aumentado o espaço disponível à modalidade em sua grade neste 2022. A decisão do Campeonato Argentino, por exemplo, foi levada ao ar pela TV Pública do país.