Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Boca dá férias, e lateral que perdeu pênalti pelo Peru não pega Corinthians

Advíncula, lateral da seleção do Peru, perdeu pênalti decisivo na partida contra a Austrália - Mohamed Farag/Getty Images
Advíncula, lateral da seleção do Peru, perdeu pênalti decisivo na partida contra a Austrália Imagem: Mohamed Farag/Getty Images

Colunista do UOL

15/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Boca Juniors está em contagem regressiva para enfrentar o Corinthians pelas oitavas de final da Libertadores da América. O primeiro confronto será no dia 28, na Neo Química Arena, e o clube portenho deu sinais ontem (14) de que o lateral-direito peruano Luis Advíncula está fora da partida.

Advíncula errou um dos pênaltis do Peru na decisão contra a Austrália, e o Boca decidiu oferecer o descanso necessário para ele se recompor emocionalmente.

Outro integrante xeneize que integra a seleção peruana e participou da partida de anteontem é o zagueiro Carlos Zambrano, que também terá um período de férias — porém mais curto.

Zambrano, que é reserva do Boca, viaja do Peru a Buenos Aires no próximo dia 24, uma sexta-feira, enquanto Advíncula chega à capital portenha na noite de domingo, dia 26, cedendo sua vaga no time titular a Chelo Weigandt, que já vem sendo usado pelo técnico Sebastián Battaglia.

Apesar de o jogo contra o Corinthians ser na terça, colocar Advíncula sem ritmo e baqueado seria pior para a equipe do que apostar no rápido e promissor Weigandt, que tem 22 anos e foi revelado pelo próprio Boca, conhecido por Battaglia desde as divisões de base.

Battaglia, assistentes e jogadores do Boca têm trocado mensagens com frequência com Advíncula. O lateral chegou a renunciar à seleção peruana em postagem nas redes sociais, mas apagou a mensagem horas depois.

O cuidado clube xeneize se justifica. Oferecer ao peruano o conforto necessário depois da maior frustração da carreira caiu bem em Buenos Aires, que valorizou o esforço de Advíncula nas duas partidas contra o Corinthians pela fase de grupos.

Outro jogador do Boca que defendeu sua seleção nesta data Fifa foi o paraguaio Óscar Romero, que pediu para atuar na Bombonera às 21h30 (de Brasília) de hoje (15) ante o Tigre pelo Campeonato Argentino. Ele deve começar no banco.

Além deste confronto, o Boca tem mais dois pelo torneio nacional antes de encarar o Corinthians. O clube azul e ouro visita o Barracas Central neste domingo e recebe o Unión na Bombonera no domingo que vem.

pipa - ALEJANDRO PAGNI / AFP - ALEJANDRO PAGNI / AFP
Benedetto comemora gol do Boca Juniors diante do Corinthians, em jogo da Libertadores
Imagem: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Villa e Benedetto dentro

Atacantes que agitaram o vestiário do Boca na última semana, Darío Benedetto e Sebastián Villa estão escalados por Battaglia para enfrentar o Tigre nesta quarta — e devem encarar o Corinthians normalmente.

Benedetto e seu amigo Marcos Rojo foram afastados por faltar a um treinamento, mas ambos já foram reintegrados à equipe.

Villa, que teve um pedido formal de prisão protocolado por uma promotora, por enquanto não corre o risco de ser detido, porque o juiz rejeitou tal pedido. Villa é acusado de estupro, violência de gênero e tentativa de homicídio contra a sua ex-namorada, Rocio Doldán.

O caso teria acontecido em 26 de junho do ano passado, durante uma festa, na chácara do atacante em Canning, nos arredores de Buenos Aires.

Quem, porém, é séria dúvida para o jogo contra o Corinthians é "Toto" Salvio, terceiro atacante do Boca. Ele sofreu uma distensão no aquecimento do jogo contra o Ferro Carril Oeste há uma semana e apenas agora retomou os treinamentos.