Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Vale o risco? Messi ignora descanso e dobra a jornada hoje com a Argentina

Lionel Messi, da Argentina, em jogo contra a Venezuela pelas Eliminatórias - Marcelo Endelli/Getty Images
Lionel Messi, da Argentina, em jogo contra a Venezuela pelas Eliminatórias Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Colunista do UOL

05/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em estado de graça depois de vencer a Finalíssima por 3 a 0 contra a Itália na última quarta-feira em Wembley, a Argentina volta a campo neste domingo (5) para um amistoso contra a seleção da Estônia.

A partida começa às 15h (de Brasília) e será realizada no Estádio El Sadar, de Osasuna (Espanha). O técnico Lionel Scaloni levará a campo um time reserva, e o único titular a ter enfrentado a Itália a "dobrar a jornada" neste domingo será justamente Lionel Messi.

A informação publicada nos jornais argentinos neste domingo, e confirmada pela coluna, é a seguinte: Scaloni e Messi conversaram anteontem sobre a presença ou não do capitão.

A escolha para atuar foi do próprio camisa 10, que se sentiu bem depois da partida contra a Itália e considerou importante voltar a campo — desta vez para apoiar os companheiros que vão sentir sua presença como referência histórica da seleção que é.

Nenhuma pancada, nenhum desconforto muscular e a promessa, por parte de Messi, de jogar o amistoso sem riscos inadequados.

Prestes a completar 35 anos, o camisa 10 sabe como dosar o corpo e tem autonomia plena até para impor maior cautela aos adversários — por mais que os jogadores da Estônia não estejam familiarizados com o alto nível.

No ciclo Scaloni, Messi esteve no banco uma única vez, contra o Uruguai, em Montevidéu.

O camisa 10 é um notório "fominha" que prefere jogar absolutamente tudo, o que obviamente é do agrado da AFA (Associação de Futebol Argentino) e dos seus parceiros comerciais, que contam com a boa vontade do capitão para trazer holofotes até a um amistoso contra uma equipe sem expressão como é a Estônia. Tanto que é assim que todos os 23.500 ingressos para a partida foram esgotados no meio da semana, com intensa procura.

Na posição número 110 no ranking da Fifa, a Estônia não se classificou à Copa do Mundo. E também jogou na última quarta-feira. Enquanto a Argentina varria a Itália em Wembley, os estonianos recebiam (e venciam por 2 a 0) a seleção de San Marino na estreia da Liga das Nações da Uefa.

sca - Divulgação AFA - Divulgação AFA
Técnico da Argentina, Lionel Scaloni caminha preocupado
Imagem: Divulgação AFA

Escalação e próximos jogos

A Argentina que, neste domingo, defende a invencibilidade de 32 partidas, a maior entre todas as seleções da atualidade e a mais longa da sua história, é a seguinte: Gerónimo Rulli (Franco Armani); Gonzalo Montiel, Germán Pezzella, Lisandro Martínez e Marcos Acuña; Exequiel Palacios, Alexis Mac Allister e Papu Gómez; Lionel Messi, Julián Álvarez e Nicolás González.

Depois de hoje contra a Estônia, a Argentina volta a campo para encarar o Brasil em 22 de setembro no "jogo da Anvisa" pendente pelas Eliminatórias Sul-Americanas. A partida está marcada para o Brasil, com sede a ser oficializada. Depois, a Argentina busca um adversário da América Central para mais um amistoso que seria disputado ainda em setembro.

Os demais amistosos antes da Copa do Mundo do Qatar ainda não foram definidos pela AFA.

A Argentina integra o Grupo C do Mundial e jogará, na fase de grupos, contra Arábia Saudita, México e Polônia, nessa ordem.