Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quem é Enzo Pérez, o volante machucado que deve jogar como goleiro do River

Enzo Perez, do River Plate, comemora gol sobre o Boca Juniors na final da Libertadores - Gabriel Bouys/AFP
Enzo Perez, do River Plate, comemora gol sobre o Boca Juniors na final da Libertadores Imagem: Gabriel Bouys/AFP

Colunista do UOL

19/05/2021 04h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Embora o técnico Marcelo Gallardo ainda não tenha confirmado, o volante Enzo Pérez tem tudo para ser o jogador de linha escolhido como goleiro na partida das 21h de hoje (19) contra o Independiente Santa Fe no Monumental de Núñez. O improviso ocorre porque Franco Armani, Germán Lux, Enrique Bologna e Franco Petroli contraíram coronavírus, e a Conmebol não permitiu ao clube inscrever um outro goleiro para a sequência da Libertadores.

A escolha por Enzo Pérez tem duas explicações. A primeira é a aptidão do volante em treinamentos informais da equipe. Outros jogadores também foram avaliados para o posto, entre eles os defensores Jonatan Maidana e Tomás Lecanda, o lateral Milton Casco e o meia-atacante Jorge Carrascal.

Pérez tem 35 anos e 1,78 metro. E começará a partida no gol porque tem uma "incômodo no isquiotibial direito" que o fez sair de campo no intervalo no 1 a 1 contra o Boca Juniors no último domingo na Bombonera pela Copa da Liga Argentina.

Gallardo avaliou que Enzo não estaria apto para jogar na linha, mas poderia ajudar como goleiro mediante a situação excepcional que o time vive nesta quarta-feira. A situação é tão insólita que está previsto no regulamento que o goleiro poderá revezar com os demais jogadores de linha durante os 90 minutos, abrindo a possibilidade de os outros candidatos calçarem as luvas para corrigir um mau desempenho de Pérez ou poupar algum desgaste mediante a falta de jogadores no banco de reservas.

Torcedor e idolo do River

Enzo Pérez tem uma carreira de múltiplos trabalhos prestados em campo. Começou como armador pela direita, foi descolado para a ponta, para a posição de segundo atacante e terminou como volante central (função que cumpre na atualidade naquilo que os argentinos chamam de "doble 5", a "dupla de volantes).

Nascido na província de Mendoza, seu primeiro time profissional foi o Godoy Cruz, da própria cidade. Ganhou fama no Estudiantes comandado pelo técnico Alejandro Sabella, campeão da Libertadores 2009 em cima do Cruzeiro. Defendeu equipes de médio porte na Europa (Benfica e Valencia) e decidiu, por vontade própria, trocar os milhões do Velho Continente pelo sonho de jogar pelo River Plate.

Filho de um pedreiro fanático por Enzo Francescoli (daí o seu nome), Enzo Pérez estreou pelo clube em 2017 logo fazendo um golaço cruzando o campo em uma vitória por 8 a 0 sobre o Jorge Wilstermann nas quartas de final daquela competição.

Sua emoção pelo título da Libertadores de 2018 contra o Boca Juniors é das cenas mais lembradas pelos torcedores do River até hoje, e já há um movimento nas redes sociais pedindo um busto seu com a camisa de goleiro que será usada nesta quarta ante o Santa Fe.

Enzo também tem trajetória destacada na seleção argentina. Disputou as duas últimas Copas, sendo o titular da Argentina na final perdida para a Alemanha no Maracanã em 2014.

Com o braço quebrado e no banco

A escalação de Enzo Pérez no gol não é a única situação anormal que o River vai viver nesta quarta em Buenos Aires. Dizimado pela covid, a equipe vai contar com um zagueiro com o braço quebrado apenas para contar com um integrante no banco de reservas. Trata-se de Javier Pinola, que faturou o antebraço no dia 28 de fevereiro quando o River enfrentou o Platense na Copa da Liga Argentina.

Embora não tenha recebido a alta médica, a situação de Pinola será avaliada no decorrer da quarta-feira em Buenos Aires, mas o jogador já expressou publicamente que está apto e disposto para a função.

Os jogadores de linha aptos a defender o River contra o Independiente Santa Fe são os zagueiros Héctor Martínez, Jonatan Maidana e Tomás Lescanda (juvenil), o lateral e volante Milton Casco, o lateral Fabrizio Angileri, os meio-campistas Felipe Peña Biafore (juvenil), José Paradela e Jorge Carrascal e os atacantes Julián Alvarez Álvarez e Agustín Fontana.

Com Pérez no gol e Pinola no banco, o River chega assim a 12 jogadores.