Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

AO: Bia estreia nas duplas com virada incrível; Marcelo Melo está fora

Nathan Stirk/Getty
Imagem: Nathan Stirk/Getty

Colunista do UOL

20/01/2023 07h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A história de Beatriz Haddad Maia nas duplas do Australian Open ganhou mais um capítulo glorioso nesta sexta-feira, quando a brasileira fez sua estreia na modalidade no torneio deste ano, jogando em parceria com Shuai Zhang. Depois de estarem perdendo por 7/6 e 4/0 para a canadense Leylah Fernandez e a americana Bethanie Mattek-Sands, brasileira e chinesa começaram uma reação furiosa e triunfaram em três sets: 6/7(5), 6/4 e 6/3.

Atual vice-campeã do torneio, Bia Haddad Maia tem lembranças semelhantes do ano passado, quando atuou ao lado da cazaque Anna Danilina. Na ocasião, a parceria precisou vencer três partidas de virada: na segunda fase, contra as tchecas Tereza Martincova e Marketa Vondrousova; nas oitavas de final, contra Aliona Bolsova e Ulrikke Eikeri; e nas quartas de final, contra Rebecca Peterson e Anastasia Potapova, que abriram 6/4 e 4/1 de frente.

Cabeças de chave 7 das duplas, Bia e Zhang vão enfrentar na segunda rodada duas tchecas: Miriam Kolodziejova e Marketa Vondrousova.

Matos e Stefani atropelam

Nas duplas mistas, a parceria 100% brasileira formada por Rafael Matos e Luisa Stefani começou de maneira brilhante sua campanha em Melbourne. Eles passaram com facilidade pelos chineses Xinyun Han e Zhizhen Zhang por 6/2 e 6/0. Como a chave de mistas é menor, Rafa e Luisa já estão nas oitavas de final. Seus adversários serão a americana Bethanie Mattek-Sands e o croata Mate Pavic. Eles estrearam com uma vitória de peso, eliminando os cabeças de chave 2, Jessica Pegula e Austin Krajicek, ambos dos Estados Unidos, por 6/7(4), 7/5 e 10/8.

Marcelo Melo não joga

A história de Marcelo Melo neste Australian Open não tem nada de entediante. Primeiro, ele e seu parceiro, o americano Mackenzie McDonald, não se inscreveram a tempo e ficaram fora da lista de participantes. Ambos, então, ficaram dependendo de um convite dos organizadores para que pudessem entrar na chave. Pois o convite veio, e a dupla estrearia provavelmente neste sábado, mas eles anunciaram sua desistência nesta sexta, pouco depois que McDonald foi eliminado na terceira rodada da chave de simples.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo, como podcast semanal, lives restritas a apoiadores, áudios exclusivos e de entrevistas coletivas pelo mundo, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.