Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Iga vence estreia em Wimbledon e chega à 36ª vitória seguida

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

28/06/2022 10h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Iga Swiatek, número 1 do mundo e campeã de Roland Garros, não competiu em nenhum torneio na grama antes de Wimbledon, mas estreou no All England Club dando poucos sinais de ferrugem. A polonesa aplicou 6/0 e 6/3 em cima da qualifier croata Jana Fett (#252) e passou à segunda rodada do slam britânico conquistando a sua 36ª vitória seguida no circuito.

A série de triunfos de Iga já é a segunda maior desde 1990, igualando a marca de Monica Seles. No período, Swiatek fica atrás apenas de Martina Hingis, que venceu 37 partidas de forma consecutiva em 1997. Sem perder desde fevereiro, Iga foi campeã de Roland Garros, dos WTAs 1000 de Doha, Indian Wells, Miami e Roma e do WTA 500 de Stuttgart desde então.

Seu próximo desafio, válido pela segunda rodada de Wimbledon, será contra a vencedora do jogo entre a lucky loser (tenista que perde no qualifying, mas entra na chave principal após a desistência de alguma atleta) holandesa Lesley Pattinama Kerkhove e a convidada britânica Sonay Kartal.

Como aconteceu

A superioridade de Iga já ficou visível no segundo game, quando Fett, pressionada nos ralis do fundo de quadra, cometeu uma dupla falta e um erro não forçado, cedendo a quebra. A número 1 do mundo abriu 2/0 e até foi ameaçada no terceiro game, mas Fett exagerou quando teve um break point e mandou uma bola funda demais. Iga não só confirmou seu serviço pouco depois como emendou com outra quebra, arrancando até fazer 6/0 na parcial.

O segundo set viu uma queda de rendimento da polonesa, mas Fett não conseguiu aproveitar inteiramente o momento. A croata chegou a abrir 3/1 e ter três break points seguidos no saque da número 1 (0/40). No entanto, Iga mostrou sua capacidade de sair de momentos delicados, reduziu seus erros e emendou uma sequência de quatro games para sair de 1/3 e fazer 5/3. Depois disso, foi só confirmar o serviço e selar a fatura.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.