PUBLICIDADE
Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Rio Open será só para vacinados e diz que não abrirá exceções

Divulgação
Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Alexandre Cossenza

Alexandre Cossenza é bacharel em direito e largou os tribunais para abraçar o jornalismo. Passou por redações grandes, cobre tênis profissionalmente há oito anos e também escreve sobre futebol. Já bateu bola com Nadal e Federer e acredita que é possível apreciar ambos em medidas iguais. Contato: ac@cossenza.org

Colunista do UOL

13/01/2022 04h00

Caso seja deportado da Austrália e precise mudar seu calendário de torneios, Novak Djokovic não poderá incluir o Rio Open em seus planos. Em 2022, o torneio carioca, um ATP 500 que é o maior torneio de saibro das Américas, só abrirá suas portas para vacinados - e isso inclui tenistas e seus acompanhantes, funcionários do evento e espectadores. Quem não estiver com o ciclo vacinal completo, não poderá entrar, e o torneio garante que não haverá isenções como a concedida a Djokovic na Austrália.

Em sua oitava edição, o evento da Cidade Maravilhosa está marcado para começar dia 12 de fevereiro, primeiro dia do qualifying, e terminar no dia 20, o domingo em que será disputada a final de simples. Os organizadores, que decidiram não fazer o Rio Open em 2021 durante um momento mais delicado da pandemia, prometem uma postura cautelosa também este ano.

Procurada pelo Saque e Voleio, a assessoria de imprensa do torneio informou que "a organização do Rio Open vai respeitar as normas sanitárias definidas pelas autoridades, por ocasião da realização do torneio. Vale reforçar que é um evento fechado, em ambiente controlado. O acesso somente será permitido com apresentação de esquema vacinal completo."

Na prática, funcionará assim:

- Jogadores e seus acompanhantes comprovarão seu status de vacinação por um sistema interno da ATP. A entidade também um protocolo on-site de uso de máscara e distanciamento, entre outros.

- Todos os jogadores serão testados antes do início da competição.

- As vacinas aceitas serão as válidas em território brasileiro.

- Não haverá exceções, ou seja, jogadores que já contraíram covid não poderão pedir isenções para disputarem o torneio sem estarem vacinados.

- ATP e Rio Open seguem todas normas sanitárias em vigor no território local no momento do torneio.

O Saque e Voleio também questionou o torneio sobre o quanto a exigência de vacinação afetou a busca dos organizadores por tenistas de nome. A organização explicou que o torneio "não teve questionamentos sobre vacinação" e lembrou que, segundo a ATP, 97% dos jogadores do top 100 já estão vacinados.

Vale lembrar que o Rio Open de 2022 pode ter uma das chaves mais fortes de sua história. A lista de nomes já confirmados inclui o campeão de slam e da Copa Davis Juan Martín del Potro, os top 10 Matteo Berrettini e Casper Ruud, o campeão de slam Dominic Thiem, o promissor Carlos Alcaraz, o top 25 Pablo Carreño Busta e o talentoso francês Benoit Paire.

Outros tenistas de peso que devem aparecer - ainda não confirmados - são os argentinos Diego Schwartzman e Federico Delbonis, os italianos Fabio Fognini e Lorenzo Sonego e os espanhóis Pablo Andújar e Fernando Verdasco. Entre os brasileiros, Thiago Monteiro, Bruno Soares e Marcelo Melo são nomes certos.

Coisas que eu acho que acho:

- Segundo o jornal australiano The Age, existe a expectativa por um anúncio do governo australiano nesta quinta-feira, batendo o martelo no caso Djokovic. Será? Aguardemos.

- Som de hoje no meu Kuba Disco: Safe and Sound (Capital Cities), que virou faixa quase obrigatória para DJs de eventos esportivos.

.

Quer saber mais? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis como esta.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.