Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic domina chileno e vai às quartas de Wimbledon pela 12ª vez

Reuters
Imagem: Reuters

Colunista do UOL

05/07/2021 11h26

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Novak Djokovic segue aproveitando ao máximo a chave descomplicada que tem no Torneio de Wimbledon deste ano. Nesta segunda-feira, diante do chileno Cristian Garín, número 20 do mundo, mas sem armas para ameaçá-lo na grama, o número 1 do mundo foi superior do começo ao fim. Por 6/2, 6/4 e 6/2, Nole avançou às quartas de final de Wimbledon pela 12ª vez na carreira.

Pentacampeão do torneio e vencedor das duas edições mais recentes (2018 e 2019), Djokovic segue mais favorito do que nunca para triunfar mais uma vez e alcançar seu 20º slam em simples. Caso consiga, igualará o recorde que atualmente é compartilhado por Rafael Nadal e Roger Federer. Ambos têm 20 troféus de torneios desse nível.

Na próxima rodada, que marcará a 50º vez de Nole nas quartas de final de um slam (o recorde é de Federer, com 57), ele vai enfrentar o o húngaro Marton Fucsovics, 48º do ranking, que superou o russo Andrey Rublev, número 7 do mundo, em cinco sets: 6/3, 4/6, 4/6, 6/0 e 6/3.

Como aconteceu

Garín abriu a partida com uma dupla falta e mais dois erros não forçados. Djokovic aproveitou a chance logo no começo e, com uma passada de direita, quebrou o saque do chileno no primeiro game. O azarão só saiu do zero no placar depois de oito pontos e, mesmo assim, pouco fez na primeira parcial. Nole jogava de maneira taticamente perfeita, tirando Garín do fundo de quadra e se aproveitando da pouca intimidade do chileno junto à rede. Com mais uma quebra no quinto game, o número 1 do mundo abriu uma vantagem confortável e faz 6/2.

O segundo set começou com Garín ameaçando e conquistando dois break points, mas Nole foi impecável sobre pressão e se salvou. Depois disso, apenas o número 1 ameaçou. O chileno salvou um break point no terceiro game, mais um no quinto e outros três no sétimo. No nono, finalmente, sucumbiu à pressão. Djokovic, então, confirmou seu serviço sem drama e abriu 2 sets a 0 fazendo 6/4.

Quando o terceiro set começou, o número 1 do mundo dominava o embate em todos sentidos. Sacava melhor, ganhava a maioria dos pontos do fundo da quadra e ainda forçava Garín a subir a rede - tanto com curtinhas quanto com slices e bolas menos longas. O chileno, sem saída, perdeu o saque logo no primeiro game da parcial e ofereceu ainda menos resistência depois disso. Djokovic disparou no placar até carimbar sua vaga nas quartas.

.

Quer mais conteúdo? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.