Topo

Saque e Voleio

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Djokovic sofre tombos e perde set, mas vence na estreia em Wimbledon

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

28/06/2021 11h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O inglês Jack Draper, 19 anos, número 253 do mundo, encantou a torcida britânica e venceu o primeiro set disputado na Quadra Central de Wimbledon depois de 715 dias. Pena para o público da casa que o adversário do adolescente era o número 1 do mundo, Novak Djokovic. Depois de perder a parcial, o sérvio rapidamente tomou conta da partida e, mesmo após vários tombos na grama, saiu de quadra com uma vitória maiúscula por 4/6, 6/1, 6/2 e 6/2.

Dono de 19 títulos de slam em simples e atual campeão do Australian Open e de Roland Garros, Djokovic segue adiante em busca de recordes. Se conquistar Wimbledon pela sexta vez, Nole vai igualar o recorde de Roger Federer e Rafael Nadal, que possuem 20 títulos de slam cada. Além disso, o sérvio ainda tem a rara chance de completar o Grand Slam, vencendo os quatro maiores torneios do planeta na mesma temporada - algo que aconteceu pela última vez em 1969, com o australiano Rod Laver.

Na segunda rodada em Londres, Djokovic vai enfrentar o vencedor do jogo entre o chileno Marcelo Tomas Barrios Vera (#209), que passou pelo qualifying, e o sul-africano Kevin Anderson, com quem fez a final de Wimbledon em 2018. Hoje, porém, Anderson é apenas o número 102 do mundo.

Como aconteceu

O adolescente, que até um mês atrás não tinha uma vitória sequer em nível ATP, começou a partida com a coragem dos inocentes. Primeiro, saiu de 0/30, salvou um break point e confirmou seu saque no segundo game. Logo depois, encaixou uma linda passada de backhand e viu Djokovic cometer três erros não forçados, o que deu uma quebra de saque de vantagem ao britânico. O número 1 pressionou o saque do garotão novamente no sexto game, mas Draper saiu de 15/40 e voltou a confirmar o serviço, abrindo 4/2. Enquanto isso acontecia, Djokovic tinha problemas para ajustar seu jogo à grama. O sérvio escorregou e caiu duas vezes - justamente em dois break points.

O jogo seguiu com Draper se salvando de todo jeito. No oitavo game, o britânico saiu de 0/40 e salvou mais quatro break points, deixando Djokovic com 0/7 em chances de quebra. Pois Nole não conseguiu mudar o panorama no set e viu Draper fechar a parcial em 6/4.

Se o número 1 do mundo penou no primeiro set, o panorama mudou rapidamente na segunda parcial. Já no segundo game, Djokovic conseguiu a quebra, que veio como cortesia de uma dupla falta de Draper. Depois disso, o veterano passou a controlar o duelo, perdendo pouquíssimos pontos com seu serviço e ameaçando frequentemente nos games do tenista da casa. Em 28 minutos, o veterano fez 6/1 no segundo set e igualou o placar.

Pouco mudou depois disso. No terceiro set, Djokovic conseguiu a primeira quebra no terceiro game, quando Draper "furou" um smash. Depois disso, foi ladeira abaixo para o número 1, que ainda quebrou o britânico mais uma vez no sétimo game e, com quatro aces seguidos no oitavo game, fechou a parcial em 6/2. O tenista da casa não venceu nenhum ponto no saque de Nole em todo terceiro set.

Draper lutava bravamente e levantava a torcida quando vencia algum ponto importante, mas continuava sem incomodar nos games de serviço do número 1 do mundo. No quarto set, Djokovic novamente abriu vantagem no começo, com uma quebra no terceiro game. Não havia mais nada que o adolescente pudesse fazer. Sem deixar o nível de seu tênis cair, o sérvio manteve a frente até garantir seu lugar na segunda rodada.

.

Quer mais conteúdo? Conheça o programa de financiamento coletivo do Saque e Voleio e torne-se um apoiador. Com pelo menos R$ 15 mensais, apoiadores têm acesso a conteúdo exclusivo (newsletter, podcast e Saque e Voleio TV), lives restritas a apoiadores, além de ingresso em grupo de bate-papo no Telegram, participação no Circuito dos Palpitões e promoções imperdíveis.

Acompanhe o Saque e Voleio no Twitter, no Facebook e no Instagram.