Topo

Saque e Voleio

Serena vira no terceiro set, dá troco em grega e vai às quartas do US Open

Getty Images
Imagem: Getty Images

Colunista do UOL

07/09/2020 15h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No WTA de Cincinnati, último torneio antes do US Open, Serena Williams se despediu cedo, eliminada nas oitavas de final. Sua adversária naquele dia foi a grega Maria Sakkari, atual número 22 do mundo. As duas tenistas se reencontraram nesta segunda-feira, em Nova York, em mais um duelo duríssimo e, desta vez, a veterana de 38 anos deu o troco. Depois de sair atrás no terceiro set, conseguiu uma virada, fez 6/3, 6/7(6) e 6/3 e avançou às quartas de final do US Open.

O resultado significa um passo a mais para Serena, que busca igualar o recorde da australiana Margaret Court, vencedora de 24 títulos de slam em simples. A americana tem 23 conquistas e já perdeu quatro finais de slam desde seu último troféu, que veio no Australian Open de 2017.

A ex-número 1 do mundo agora vai enfrentar a vencedora do jogo entre a francesa Alizé Cornet (#56) e a búlgara Tsvetana Pironkova (sem ranking), que volta ao circuito depois de ter um filho e se afastar dos torneios por mais de três anos.

Como aconteceu

A favorita não fez um grande começo e teve problemas com o primeiro serviço. No entanto, mesmo que tenha registrado apenas 46% de aproveitamento no fundamento, a veterana brilhou quando foi mais necessário. No quinto game, quando ficou 0/40 abaixo, foi impecável e salvou os três break points. Depois, aproveitou o embalo, pressionou Sakkari do fundo de quadra e quebrou a grega para abrir 4/2. Depois disso, perdeu só apenas um ponto com o serviço e fechou o set inicial tranquilamente por 6/3.

Sakkari tentava agredir sempre desde as devoluções, o que não é simples de fazer contra o saque de Serena. Logo, a americana confirmava seus serviços sem muitos problemas e podia jogar mais à vontade para tentar agredir quando era a grega que ia para o saque. Sakkari, contudo, conseguiu lidar bem com a pressão da americana no segundo set e teve até dois sets point no 12º game. Serena se salvou de ambos com ótimos saques e levou a decisão para o tie-break.

No game de desempate, a desafiante começou melhor e abriu 4/0, graças a seguidos erros de Serena. A ex-número 1 reagiu e devolveu as duas mini-quebras, mas cedeu dois novos set points quando jogou uma esquerda na rede. A veterana brilhou e salvou os set points. Primeiro, com uma direita indefensável. Depois, com uma devolução vencedora de esquerda. Com o placar em 6/6, contudo, errou uma esquerda e uma direita em sequência e permitiu que Sakkari forçasse o terceiro set.

A parcial decisiva começou com a grega aproveitando o momento e anotando sua primeira quebra do jogo, que veio na conta de mais um erro de Serena. A vantagem durou pouco. Já no quarto game, a ex-número 1 forçou erros da grega graças a boas devoluções e, com uma passada de direita, devolveu a quebra, igualando o placar em 2/2. Sakkari, que tinha mais aces que Serena até o começo do terceiro set, voltou a confirmar bem seu saque no sexto game, mas vacilou no oitavo. Com dois erros não forçados, cedeu a quebra e permitiu que a favorita abrisse 5/3. Não teve volta.