Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo iguala Cruzeiro como 2º clube com mais finais de Copa do Brasil

Jogadores do Flamengo celebram gol diante do São Paulo em confronto da semi da Copa do Brasil - Sergio Moraes/Reuters
Jogadores do Flamengo celebram gol diante do São Paulo em confronto da semi da Copa do Brasil Imagem: Sergio Moraes/Reuters

Colunista do UOL

14/09/2022 23h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo venceu o São Paulo por 1 a 0, nesta quarta-feira (14), no Maracanã, e confirmou sua classificação para a final da Copa do Brasil após ter vencido o jogo de ida por 3 x 1, no Morumbi. Com o resultado, o rubro-negro volta a decidir a Copa do Brasil depois de cinco anos — foi vice em 2017.

Em sua 26ª participação, o Flamengo conseguiu se classificar para a final da Copa do Brasil pela 8ª vez, igualando o Cruzeiro, então o segundo time com mais finais. Apenas o Grêmio chegou mais vezes à decisão (9). Campeão em 1990, 2006 e 2013, o Flamengo aguarda agora o vencedor de Corinthians e Fluminense para conhecer o seu rival nas finais dos dias 12 e 19 de outubro.

Na vitória desta quarta, a 6ª seguida sobre o São Paulo, o Flamengo chegou a marca de 19 jogos sem derrota na temporada, superando a sequência de 2020 (18 jogos) e ficando atrás agora apenas da série de 29 jogos de invencibilidade do time de Jorge Jesus no segundo semestre de 2019 entre as maiores das últimas temporadas.

Classificado para a final da Copa Libertadores, o Flamengo confirmou vaga para sua 4ª final em quatro campeonatos com mata-matas nesta temporada de 2022, um recorde na história do clube. Vice do Carioca e da Supercopa do Brasil no primeiro semestre, o Fla busca agora dois títulos neste segundo semestre. Desde 2019, está será a 13ª final do Flamengo em 17 disputadas nesses torneios com mata-matas.

Campeão da Copa do Brasil em 2010 com o Santos, o técnico Dorival Júnior vai buscar o seu segundo título da Copa do Brasil diante de Fernando Diniz (Fluminense) ou Vítor Pereira (Corinthians), que nunca chegaram à final do torneio.

Mais finais disputadas de Copa do Brasil (1989-2022):
9 - Grêmio
8 - Cruzeiro
[8] - Flamengo
6 - Corinthians
5 - Palmeiras
3 - Athletico-PR
3 - Atlético-MG
3 - Fluminense
3 - Internacional
2 - Coritiba
2 - Santos
2 - Sport
2 - Vasco

Na partida desta quarta, o São Paulo começou a partida pressionando o Flamengo, tentando, logo de cara, diminuir a vantagem e criou boas chances. Mas o Flamengo, nos contra-ataques, respondia com perigo. Mas isso durou cerca de 10 minutos. Pouco depois, aos 20, o jogo passou a ser controlado pelo Flamengo. Aos 36, Everton Ribeiro deu um excelente passe para Arrascaeta, que finalizou com calma e categoria, para vencer o goleiro Jandrei. Minutos depois, Gabigol teve ainda uma grande chance, chutando por cobertura, mas parando no goleiro são-paulino.

No segundo tempo, com grande vantagem, o Flamengo voltou tranquilo e criando mais oportunidades em rápidos contra-ataques. o São Paulo chegou a acertar a trave do goleiro Santos, mas não conseguiu encontrar forças para empatar e tentar uma reação. Vitória justa do Flamengo, que até finalizou menos que o rival (8 x 13) e teve menos posse de bola (46% x 54%), segundo as estatísticas do SofaScore.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter