Topo

Rafael Oliveira

"Torcida fake" pode ser alternativa no futebol dos portões fechados?

Jogadores têm temperatura verificada na chegada ao estádio na retomada do futebol de Coreia do Sul - Jong-Hyun Kim/Anadolu Agency via Getty Images
Jogadores têm temperatura verificada na chegada ao estádio na retomada do futebol de Coreia do Sul Imagem: Jong-Hyun Kim/Anadolu Agency via Getty Images

Colunista do Uol

20/05/2020 11h22

A Bundesliga voltou no último fim de semana. Além da natural preocupação com a execução dos novos protocolos, um aspecto pesou: o ambiente.

A atmosfera da Alemanha é das mais agradáveis da Europa. A liga é sinônimo de estádios lotados. A taxa média de ocupação é referência mundial.

Mas não dá para cobrar público nos jogos tão cedo. Não é a realidade atual do planeta.

O campeonato da Coreia do Sul voltou uma semana antes e é outro em andamento nos países que iniciam a reabertura. Também não há condição de abrir os portões, obviamente.

Só que uma ideia chama atenção em meio a diversos testes na K-League. Não é algo inédito, na realidade. E a primeira resposta tende a ter reprovação imediata.

Caixas de som reproduzindo reações gravadas da torcida local no estádio. Parece algo bem bizarro, não é? Pois bem. Assistindo ao jogo entre Suwon Bluewings e Ulsan Hyundai, por alguns momentos, foi possível esquecer que o estádio estava vazio.

Méritos para o funcionário responsável pelo áudio, que tinha sons compatíveis com os diferentes momentos do jogo. Cantos para apoiar o time da casa, vaias para incomodar a posse de bola do adversário, reclamações para lances polêmicos... Repertório.

Deve ser uma experiência bastante sem sentido para quem está lá, no estádio vazio, escutando reações artificiais. Mas para a grande maioria da audiência, em casa, deu alguma vida ao ambiente. Quebrou aquela cara de amistoso de pré-temporada para quem assiste.

Evidentemente, não é a solução dos problemas, mas pode ser uma alternativa a ser pensada e trabalhada. Um "me engana que eu gosto". Afinal, não sabemos por quanto tempo o esporte ficará sem um componente tão importante para a atmosfera do espetáculo: a torcida.