Pole Position

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Leclerc desafia maldição de Mônaco e Verstappen se conforma com carro ruim

Charles Leclerc tem sua melhor chance de converter sua terceira pole position no GP de Mônaco na primeira vitória de sua carreira correndo em casa, na prova que tem largada às 10h da manhã, pelo horário de Brasília. Sua Ferrari vem com um ritmo forte por todo o final de semana e ele sabe que a pole position lhe dá uma grande vantagem no travado circuito monegasco.

É claro que, com o histórico de azares de Leclerc em casa, não dá para cravar nada. Ele teve um acidente quando fez a pole em 2021, mas não chegou a largar por um problema técnico, e no ano seguinte a Ferrari cometeu um erro na estratégia.

Desta vez, ele terá como grande rival na luta pela vitória Oscar Piastri que, pela segunda classificação seguida, foi mais veloz que o companheiro de McLaren, Lando Norris, quarto no grid. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, sai em terceiro.

O que dá para cravar é que há grandes chances de termos um quarto vencedor diferente na temporada neste domingo, na oitava etapa. Isso porque os pilotos que largam na primeira fila ainda não venceram - Leclerc busca a primeira vitória em casa e Piastri, a primeira da carreira na F1 - e o líder do campeonato, Max Verstappen, está longe de ser favorito neste fim de semana.

Nas 22 corridas do ano passado, a F1 teve apenas três vencedores, de duas equipes diferentes. Como a posição de pista é fundamental em Mônaco, já que as ultrapassagens são muito difíceis, será uma corrida de uma parada, a não ser que haja Safety Cars, e não há previsão de chuva.

Verstappen, sexto: "Nada melhorou o carro"

O holandês estava conformado com a sexta colocação no grid. Ele não esteve confortável em sua Red Bull em nenhum momento e tocou o muro logo na primeira curva em sua última volta na classificação.

"Tentamos várias coisas e nada melhorou o carro. Quando isso acontece, você fica travado. No segundo setor, somos muito lentos porque eu não posso tocar as zebras, pois isso é ruim para o equilíbrio do carro. Tem sido incrivelmente difícil. Tentamos deixar a suspensão mais macia, mas é como um kart, é como se eu não tivesse suspensão."

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Esse problema com a rigidez das suspensões, que faz com que o carro da Red Bull tenha mais dificuldades em pistas em que é necessário atacar mais as zebras, ou quando há diferenças de cambagem acentuadas, ou ondulações. E, Mônaco, assim como Singapura, onde eles fizeram sua pior corrida dos últimos anos, em 2023, tem todos os três fatores juntos.

Mesmo assim, Verstappen venceu em Mônaco ano passado, com um terceiro setor incrível na classificação, que o colocou em vantagem na corrida. O piloto disse que o carro está se comportando tão mal quanto há 12 meses. A diferença é que, agora, os rivais estão mais próximos da Red Bull.

"Não é nada novo.Temos tido esse tipo de problema desde 2022, mas antes tínhamos uma vantagem de ritmo e isso ficava mascarado. A gente recuperava o rendimento nas curvas em que as ondulações e zebras não eram um fator limitante. Mas, com todos os outros chegando e você sem melhorar, você pode ter dificuldades e é isso que está acontecendo neste fim de semana."

É bom lembrar que, semana passada, em prova que Verstappen venceu por pouco, a Red Bull também começou o fim de semana com dificuldades ligadas a essa questão das zebras, mas conseguiu se recuperar já antes da classificação. Na ocasião, o chefe da equipe, Christian Horner, disse que muito dessa virada poderia ser creditada ao trabalho de Sebastien Buemi no simulador da Red Bull. Neste fim de semana, Buemi e o outro piloto de simulador do time, Jake Dennis, estão disputando a Fórmula E na China.

Norris se preocupa com "placas" de publicidade

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O piloto da McLaren passou por cima de restos das finas faixas de plástico de publicidade que estão sendo usadas neste fim de semana em Mônaco, que ficaram presas no assoalho do carro. Isso aconteceu ainda no Q1 e não afetou seu resultado, mas deixou o britânico preocupado para a corrida.

"É algo que pode arruinar sua corrida. É uma pena. Eles poderiam arrumar uma solução melhor do que esses adesivos porque é claro que nós estamos tocando o muro. Não é aceitável que um adesivo possa arruinar seu fim de semana."

O que Norris chama de adesivos não estão na verdade inteiramente grudados no guardrail. São plásticos tão finos que, em alguns trechos, como na reta após o túnel, se rasgam somente com os carros passando em alta velocidade. E, é claro, a situação só piora nos guard rails em que os pilotos tocam, algo normal em Mônaco.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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