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Como erro de cálculo em dezembro deixou Alpine sem carro reserva por 4 GPs

A Williams levou uma chuva de críticas por estar arriscando correr sem um chassi reserva nas cinco primeiras corridas do ano, algo que ficou público depois que eles foram forçados a disputar o GP da Austrália com apenas um carro, por conta do acidente forte de Alex Albon nos treinos livres.

Mas eles não estão sozinhos. A Alpine também disputou as quatro primeiras etapas da temporada sem um terceiro chassi, que é a parte central do carro, onde fica o cockpit e no qual são montadas as suspensões, instalado o motor, etc. Por regulamento, as equipes não podem ter um carro reserva todo montado, por isso se fala em chassi reserva.

Na Williams, houve uma série de atrasos na produção de peças porque os processos estão sendo repensados como parte da reestruturação da equipe. Na Alpine, o problema foi outro. Houve um erro no projeto do primeiro chassi, no qual Esteban Ocon, que está no time desde 2021, não ficou confortável. Quando isso foi refeito, o novo modelo não passou no crash test. Isso aconteceu ainda em dezembro, mas acarretou numa série de atrasos que fizeram com que o terceiro chassi só ficasse pronto agora. É esperado que ele seja enviado para a próxima etapa, na China.

Williams confirma novos danos ao carro de Albon

Mas, pelo menos na Alpine, não houve batidas sérias como as duas que Alex Albon teve em dois GPs seguidos. Na Austrália, a batida foi no treino livre, e a equipe decidiu dar o chassi de Logan Sargeant para o tailandês. O carro de Albon retornou à Inglaterra para ser arrumado, e depois foi dado para o norte-americano em Suzuka.

Mas Albon bateu também o chassi que era de Sergeant, embora desta vez não tenha tido culpa do acidente. A Williams já confirmou que há danos também nesse chassi, que agora será consertado antes da corrida da China, que será dia 21 de abril.

É claro que, cada vez que um carro vai para a fábrica para ser consertado, além de todos os custos (que entram no teto orçamentário que as equipes têm de respeitar), isso atrasa o processo de montagem do terceiro chassi. Mas a Williams segue com a meta de ter o reserva na sexta etapa, em Miami.

Ricciardo terá chassi novo na China

Alex Albon (Williams) e Daniel Ricciardo (Racing Bulls), ao fundo), após acidente no GP do Japão
Alex Albon (Williams) e Daniel Ricciardo (Racing Bulls), ao fundo), após acidente no GP do Japão Imagem: Reprodução/X/F1
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E tem mais. A Aston Martin não tinha chassi reserva no GP da Austrália. Isso porque o carro de Lance Stroll estava sendo consertado após a batida forte da Arábia Saudita, e a equipe preferiu já remontá-lo com as atualizações que eles estrearam no Japão.

Na última notícia sobre chassis, Daniel Ricciardo vai passar a usar o terceiro carro da RB na China, dentro de uma rotação natural da equipe.

Mas o australiano gostou da notícia, já que quer entender se o início de temporada difícil tem a ver com o chassi que ele tem em mãos. "É algo que eu levantei dentro da equipe como um possível motivo para eu estar com dificuldade. Antes de me falarem que eu sou uma m? É bom para tirarmos essa possibilidade."

O time diz que não há motivos para acreditar que esse seja o problema. E o diretor-técnico, Alan Permane, disse ainda que a equipe não vai "mudar o carro para deixar Daniel confortável se isso significar que o carro vai ficar mais lento."

Ricciardo está sob pressão após passar as primeiras corridas andando atrás do companheiro Yuki Tsunoda, e ainda por cima danificou seu carro em um acidente na primeira volta do GP do Japão, justamente com Albon.

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