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Intimidante e louca: pilotos explicam por que a pista do Japão é diferente

Existe uma resposta quase padrão no grid da Fórmula 1 sobre quais são as pistas prediletas dos pilotos. Suzuka e Spa-Francorchamps. As duas têm características semelhantes, com curvas de alta velocidade, elevações e áreas de escape que realmente punem os erros. Mas o palco do GP do Japão consegue ser ainda mais extremo.

Quando a então equipe Toro Rosso decidiu colocar um novato de 17 anos para fazer sua primeira sessão de treinos livres da vida na F1 justamente em Suzuka, muita gente no paddock pensou que era uma loucura. Esse jovem era Max Verstappen, que revelou ter se sentido "intimidado" pela pista. Uma palavra que não costuma sair de sua boca.

"Achei bastante intimidante na primeira vez. Mas é definitivamente uma das minhas favoritas e é muito divertido quando o carro também está realmente conectado com você. Se você tem um carro que não está muito bem equilibrado no primeiro setor, isso o torna muito, muito desafiador", explicou o tricampeão, mais rápido no primeiro dia de atividades para a quarta etapa do campeonato.

Não coincidentemente, a pista de Suzuka costuma premiar os melhores carros do grid, já que eles dão mais confiança para que os pilotos levem o equipamento ao limite. Na época do domínio da Mercedes, eles venceram todas as provas de 2014 a 2019. E, nos últimos dois anos, foi a vez de Verstappen vencer com margens consideráveis.

Primeiro setor pode ser o preferido ou virar um pesadelo

Essa diferença é sentida principalmente no primeiro setor, que tem uma sequência de mudanças de direção rápidas. Se o carro não estiver equilibrado ali, não há muito o que o piloto possa fazer. Levando isso em consideração, não é de se estranhar que tenha sido Logan Sargeant, a bordo de uma Williams, que foi consertada após sofrer danos extensos em uma batida de seu companheiro Alex Albon, que acabou no muro nos treinos livres desta sexta-feira. Ele optou por não aliviar depois de sair um pouco da pista, ele achou que teria uma área de zebra suficiente para controlar o carro, mas não tinha. Tocou a grama e bateu.

"É muito mais difícil", disse Esteban Ocon, perguntado pela coluna sobre como é pilotar um carro desequilibrado em Suzuka. "Se você tiver um carro que sai de frente no primeiro setor, você vai chegar na curva 6 sem dianteira e vai ter acabado com os pneus dianteiros. E se você tiver um carro que sai de traseira, vai matar os pneus depois de uma volta. As margens aqui são muito pequenas e também, pelas velocidades em que estamos, você tem que estar conectado com o carro, caso contrário, não vai chegar a lugar nenhum."

Suzuka premia pilotos precisos

E também é muito mais fácil cometer um erro. E eles são punidos com mais rigor em Suzuka, como lembrou Verstappen. "Como é tão estreito, se você cometer um pequeno erro, pode cair na grama ou na brita, enquanto em outras pistas você pode errar, pegar a área de escape de asfalto e voltar à pista. Se você forçar um pouco mais, você corre o risco de realmente sair e bater o carro. Então, isso torna o circuito muito especial para mim."

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Então Suzuka premia os grandes carros e também os pilotos mais precisos. "Você gosta disso como piloto para poder sentir aquela adrenalina quando está dirigindo e saber que, para ir mais rápido, é preciso arriscar um pouco mais. Isso é sempre muito divertido", explicou Alex Albon. "Há elevações, curvas com cambagens diferentes, tudo o que uma pista deveria ter."

Essa questão da cambagem, que é a inclinação que a curva tem, é importante. "Há muitas curvas com cambagem negativa por aí e os pilotos odeiam porque não dá para fazer linhas diferentes", lembrou George Russell. Então essa combinação do tipo de cambagem daqui e as elevações fazem com que seja muito divertido."

E tem ainda a chuva. Um dos motivos para o GP do Japão ter sido transferido do final de setembro para abril é evitar um período mais chuvoso. Mesmo assim, a segunda sessão de treinos livres teve poucos carros na pista por conta da chuva, embora parte do motivo seja que não há mais água prevista para cair na pista no restante do final de semana.

Depois de Verstappen fazer o tempo mais rápido do dia, os carros voltam à pista na noite desta sexta-feira, pelo horário de Brasília, a partir das 23h30. A classificação começa às 3h da madrugada.

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