Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Ferrari espera Sainz de volta na Austrália e tem Bearman como opção

Carlos Sainz deu uma demonstração de sua vontade de retornar o mais rápido possível ao cockpit da Ferrari após uma cirurgia para a retirada do apêndice ao aparecer no paddock em Jeddah para acompanhar o trabalho do time na corrida 24h depois de sua operação. Sua única dúvida era quando ele viajaria para a Austrália, palco da próxima etapa do campeonato, que será disputada dia 24 de março.

Do lado da Ferrari, o chefe Fred Vasseur disse estar confiante de que o espanhol estará de volta. "A recuperação até aqui tem sido incrível e o fato de ele ter vindo para o paddock para estar com a equipe é um sinal muito bom e foi um apoio muito bom para nós também. Ele terá uma semana de repouso absoluto e vamos tomar a decisão sobre quando ele tem que voar para Melbourne daqui a uma semana. Mas estou muito otimista."

Só está claro no momento que Sainz não vai poder fazer sua ambientação normal para o GP da Austrália. Ele está entre os pilotos que preferem chegar bem antes para se adaptarem à diferença de fuso horário. Geralmente, chegaria em Melbourne no sábado para correr no domingo seguinte. Agora, de acordo com Vasseur, a decisão sobre o dia de sua viagem será tomada no sábado.

Há pilotos, como Fernando Alonso, que têm experimentado uma tática diferente, chegando bem em cima dos primeiros compromissos, que começam na quinta-feira. Então, mesmo se a decisão demorar, isso não seria um problema.

Vale lembrar que, em 2022, Alex Albon também teve apendicite durante o final de semana do GP da Itália e voltou duas semanas depois, mesmo com dois agravantes. Albon teve uma reação à anestesia e chegou a ficar em coma. E o GP de Singapura é um dos mais duros fisicamente da temporada.

Claro que a recuperação é individual, mas as chances de Sainz estar de volta ao cockpit da Ferrari já em Melbourne são boas. "Não quero pressa, mas ele é adulto e vai tomar a decisão correta", disse Vasseur.

Ferrari quer que reservas oficiais foquem no Mundial de Endurance

De qualquer maneira, a Scuderia está bem servida. Perguntado pela coluna sobre quem seria o reserva da Ferrari no GP da Austrália, Vasseur disse que o substituto do espanhol no GP da Arábia Saudita, Oliver Bearman, estará à disposição quando a Fórmula 2 também estiver sendo disputada. Ou seja, se Sainz não for à Austrália, o britânico de 18 anos terá mais uma chance.

Isso é curioso porque, oficialmente, Bearman nem é reserva da Ferrari e, sim, da parceira Haas. Vasseur explicou que o foco do reserva principal, Antonio Giovinazzi, é o programa do Mundial de Endurance. "Foi uma decisão que tomei antes da temporada porque acho estúpido pedir para o Antonio fazer 22 ou 24 corridas em paralelo com um programa que é tão importante para nós. Não dá para pedir para ele e para o Robert Shwartzman [que também está disputando o campeonato de hypercar com a Ferrari] correrem no Endurance e alguns dias depois estarem na F1."

Continua após a publicidade

Bearman foi o sétimo colocado no GP da Arábia Saudita, chamando a atenção pela calma e pelo final de semana sem grandes erros mesmo tendo apenas um treino livre para se adaptar antes de ir para a classificação, ainda mais em uma pista complicada com a de Jeddah, com altas velocidades e muros próximos.

O britânico é um dos favoritos para levar o título da F2 neste ano, seu segundo na categoria, e fará sessões de treinos livres pela Haas neste ano. Mesmo antes da ótima estreia já existiam rumores de que ele será titular no time norte-americano ano que vem.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes