Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Marko indica que pode ser suspenso da Red Bull e ganha apoio de Verstappen

Era para as manchetes desta sexta-feira em Jeddah destacarem mais uma pole position de Max Verstappen, com uma margem de três décimos para o rival mais próximo, Charles Leclerc. O domínio do holandês na Fórmula 1 foi marcante na temporada 2023 e começou esta temporada da mesma forma e ele parte para o GP da Arábia Saudita, com largada às 14h deste sábado pelo horário de Brasília, como o franco favorito. Mas, nos bastidores, aconteceu mais um capítulo de uma novela que parece estar destinada a acabar com a equipe Red Bull da maneira como nós a conhecemos.

Desta vez foi o consultor Helmut Marko, que andava estranhamente calado nos últimos dias, abrir a possibilidade de não continuar na Red Bull. Ele foi primeiro abordado pela TV austríaca ORF e perguntado sobre algo que já circulava no paddock: a possibilidade de ser suspenso da empresa já nesta segunda-feira.

"Como eu posso colocar? É difícil explicar, mas no final das contas eu decido o que vou fazer. Essa possibilidade teórica existe", disse Marko. Logo depois, ele declarou à TV alemã que "muita coisa precisa mudar para que eu queira continuar a trabalhar nessa equipe".

De acordo com a equipe, havia a recomendação a Marko, por parte da empresa Red Bull, de que ele não falasse com a imprensa neste fim de semana.

Mas qual seria o interesse de Marko em colocar ainda mais lenha na fogueira da Red Bull e por que ele estaria prestes a ser suspenso?

Depois de investigar a denúncia de uma funcionária a respeito da conduta do chefe Christian Horner e entender que o caso não merecia ter sequência, a Red Bull agora investiga como informações deste processo interno vazaram à imprensa. E Marko seria uma das pessoas que estariam sendo alvo desta investigação.

Essa investigação se tornou tão pública porque há uma batalha de poder dentro da Red Bull, daí a suspeita em cima de Marko. De um lado, está o consultor, que era homem de confiança de Dietrich Mateschitz, co-fundador da Red Bull e líder do lado austríaco da companhia. De outro, está Christian Horner, que vinha tentando usar o espaço deixado pela morte de Mateschitz em 2022 para se alinhar fortemente ao lado tailandês da empresa e ganhar poder.

Marko ganha apoio de Verstappen

Ano passado, Horner chegou a tentar plantar na imprensa que Marko, que fez 80 anos em 2023, estava de saída. Mas o personagem central nesta história, Max Verstappen, foi até a direção da Red Bull e deixou claro que apoiava a continuidade de Marko, que teve o contrato renovado.

Continua após a publicidade

Após a segunda pole position do ano, Verstappen reiterou seu apoio a Marko. "Da minha parte, tenho muito respeito pelo Helmut e pelo que conquistamos juntos, é algo que vem de muito tempo. Além disso, minha lealdade a ele é muito grande."

Verstappen deixou claro que não quer que Marko deixe a equipe. "Sempre expressei isso a todos da equipe, a todos do alto escalão, que ele é uma parte importante na minha tomada de decisões no futuro, bem como dentro da equipe. É muito importante que ele permaneça dentro da equipe. Também é muito importante que você respeite muito o homem pelo que ele fez e isso remete também à lealdade e à integridade."

Marko poderia estar forçando a saída?

Essa história ainda tem mais um ingrediente importante. A estratégia de Marko de falar com a imprensa mesmo fugindo da recomendação da Red Bull poderia ser uma tentativa de forçar sua própria saída.

Marko não é funcionário da equipe Red Bull, e sim de empresa. Mas especula-se que haja uma cláusula no contrato atual de Max Verstappen liberando-o caso haja alguma mudança na administração do topo da Red Bull, e isso incluiria Marko.

Essa informação, que circula no paddock há algum tempo, ganha força a cada dia por conta dos novos acontecimentos. Primeiro, o pai de Verstappen, Jos, declarou que a equipe iria explodir caso o chefe Christian Horner continuasse no cargo. Mas agora o britânico parece ter a situação sob controle e, inclusive, a funcionária que o denunciou foi suspensa da equipe.

Continua após a publicidade

Então, se o objetivo for liberar Verstappen do atual contrato, que vai até 2028, outra solução seria "sacrificar" Marko. Isso liberaria Max para tomar uma decisão sobre seu futuro, sempre lembrando que o pano de fundo desses boatos sobre Verstappen possivelmente deixar a equipe que vem dominando a F1 são baseadas na informação que ele já tem de que os números atuais do motor que a Red Bull Powertrains está fazendo para 2026 não são positivos.

Quem assiste a tudo isso de camarote é Toto Wolff, que busca um substituto para Lewis Hamilton na Mercedes. O britânico acertou sua ida para a Ferrari em 2025.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes