Pole Position

Pole Position

Reportagem

Verstappen bate recorde em corrida com disputas do começo ao fim em Monza

Max Verstappen bateu o recorde de maior número de vitórias seguidas na Fórmula 1 ao conquistar o GP da Itália, e não dá sinais de que vai parar tão cedo. O holandês largou em segundo, esperou os pneus do pole position Carlos Sainz se desgastarem para passar o espanhol e cruzar a linha de chegada em primeiro pela décima vez seguida. Ele não perde uma corrida desde o final de abril.

Foi uma corrida com várias disputas, o que tem muito a ver com a característica do circuito de Monza. Carros que são fortes na classificação por conta da velocidade de reta, como a própria Ferrari, que usou uma configuração de pouquíssima carga aerodinâmica, e a Williams, conseguiam segurar quem vinha mais rápido, mas não o suficiente para passar.

Conseguindo posicionar bem sua Ferrari pelo lado interno da primeira curva, Sainz conseguiu manter Verstappen, claramente mais rápido e com um carro acertado para a corrida, atrás por 15 voltas.

O holandês, em grande fase, teve paciência. "Eu sabia que tinha que esperar os pneus dele se desgastarem. No primeiro erro, eu sabia que passaria." Dito e feito. Já sofrendo com a degradação termal, maior na Ferrari por um misto do acerto escolhido e a característica do carro, Sainz fritou o pneu na primeira freada e Max aproveitou.

Seria só o primeiro capítulo de uma corrida defensiva do pole position, que teria de se defender do companheiro de Verstappen, Sergio Perez, depois que o mexicano passou George Russell e Charles Leclerc. Mesmo com um motor mais usado e, com isso, menos potente que os das Ferrari, Perez conseguiu também se aproveitar do desgaste de pneus de Sainz e passou com seis voltas para o fim.

"Você geralmente precisa administrar seus pneus no começo para eles durarem bem até o fim, mas hoje não era dia de administrar", disse Sainz, que ainda se defendeu do ataque do companheiro Leclerc no final. Leclerc chegou a passar o espanhol, mas ele deu o troco. "Fazia muito tempo que eu não curtia uma corrida como essa", disse o monegasco, mesmo chegando em quarto lugar. "Foi divertido dentro do carro. Tenho certeza que foi bem assustador para os tifosi, mas as disputas têm que ser assim. Quando estamos correndo no limite assim, é muito divertido."

Mercedes e McLaren ficaram para trás em Monza

A disputa em Monza foi toda de Red Bull e Ferrari, com George Russell e Lewis Hamilton (que executou bem uma estratégia diferente, sendo paciente com o pneu duro, mais lento, no começo, e atacando no final, quando fez três ultrapassagens), chegando em quinto e sexto lugares. Não é exatamente uma surpresa para a Mercedes, que não se dá tão bem neste tipo de pista em que se anda com menos carga aerodinâmica por conta das retas.

Continua após a publicidade

A história é semelhante na McLaren, ainda que Lando Norris, tenha saído satisfeito com o ritmo demonstrado pelo carro, que tinha atualizações para tentar remediar a falta de velocidade nas retas. As novidades funcionaram, mas não o suficiente para deixar o carro mais veloz que a Williams. Alex Albon viu pelo menos uma das duas McLaren no seu espelho retrovisor por toda a corrida, usou toda sua experiência de ter um carro rápido nas retas para se posicionar bem e manter a posição, e conseguiu o sétimo lugar para a Williams.

A McLaren se dá melhor em pistas de curvas de alta velocidade, o que não é o caso de Singapura, a próxima etapa, mas a Mercedes espera ter um desempenho melhor na próxima etapa. Outro time que mal pode esperar pela corrida de 17 de setembro é a Aston Martin de Fernando Alonso, que foi apenas o nono.

Isso tem sido uma das marcas deste campeonato: dependendo da pista, a ordem das equipes muda. Lá na frente, só há uma constante. Com um carro pensado para andar em uma altura constante em relação ao solo e que cuida bem dos pneus, e com um piloto que consegue exprimir um rendimento muito próximo do máximo o tempo todo do conjunto que tem em mãos, a Red Bull e Max Verstappen estão reescrevendo as páginas de recordes da F1.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes