Topo

Pole Position

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasileiro Drugovich é confirmado na pré-temporada da F1 no lugar de Stroll

Felipe Drugovich se prepara para ir à pista com a Aston Martin - Aston Martin/Divulgação
Felipe Drugovich se prepara para ir à pista com a Aston Martin Imagem: Aston Martin/Divulgação

Colunista do UOL

21/02/2023 11h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Aston Martin confirmou nesta terça-feira (21) que o brasileiro Felipe Drugovich fará a primeira sessão de testes da pré-temporada da equipe, na manhã desta quinta-feira no Bahrein, no lugar de Lance Stroll. O canadense se recupera de um acidente de bicicleta.

Fernando Alonso vai assumir o carro na sessão da tarde. E a Aston Martin vai confirmar como fica a programação do restante da pré-temporada mais adiante. São apenas três dias de preparação antes do início do campeonato, com os primeiros treinos livres sendo realizados dia 3 de março, também no Bahrein.

A equipe informou na segunda-feira que Stroll tinha sofrido um "acidente leve" enquanto treinava na Espanha e que esperava poder contá-lo com ele na primeira corrida do ano. Drugovich já estava a caminho da Inglaterra, onde fica a fábrica da equipe, para trabalhar no simulador. O brasileiro, atual campeão da Fórmula 2, é um dos reservas do time, ao lado de Stoffel Vandoorne, que tem compromissos neste fim de semana na Fórmula E.

A confirmação de que Drugovich fará uma sessão do teste indica que a Aston Martin não tem segurança de que Stroll estará apto a correr na primeira prova do ano. Até porque, com apenas três dias de preparação, Fernando Alonso, que por tantas vezes criticou a falta de testes na F1, poderia fazer todo o cronograma sozinho. "Já venho dizendo há anos e repito, a Fórmula 1 é o único esporte do mundo em que você só tem poucos dias treinando antes de um campeonato começar", disse o espanhol na semana passada, quando o AMR23 foi lançado.

É difícil saber qual a real situação de Stroll, uma vez que ele apenas divulgou um comunicado dizendo que esperava voltar o quanto antes. No entanto, a decisão de anunciar apenas como fica o primeiro dia de testes indica que o canadense tem chances de correr no Bahrein. Caso contrário, o mais lógico seria a Aston dividir os três dias de testes igualmente entre Alonso e Drugovich. Decidindo só como fica o primeiro dia por enquanto, eles têm tempo para esperar pela recuperação de seu piloto titular.

O piloto brasileiro andou com um carro de F1, sempre com a Aston Martin, em três oportunidades. Fez um teste de 300km em Silverstone, e depois participou do primeiro treino livre do GP de Abu Dhabi e do teste de jovens pilotos no mesmo circuito de Yas Marina, em novembro do ano passado. Além disso, ele tem trabalhado no simulador da equipe desde que assinou com o time em setembro de 2022.