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GP da Austrália: datas, horários e tudo sobre a 3ª etapa da F1 em 2022

Largada do GP da Austrália, em Melboune - Octane/Action Plus via Getty Images
Largada do GP da Austrália, em Melboune Imagem: Octane/Action Plus via Getty Images

Colunista do UOL

07/04/2022 04h00

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A Fórmula 1 volta a correr na Austrália mais de dois anos depois de ter tido de cancelar horas antes dos treinos livres a etapa de 2020 no começo da pandemia. O evento não aconteceu em 2021 e os organizadores tiveram tempo de fazer mudanças na pista buscando deixar a prova mais movimentada neste ano.

Depois de vencer a primeira corrida da temporada e ser segundo na etapa seguinte, Charles Leclerc chega à Austrália como líder do campeonato, com seu companheiro Carlos Sainz em segundo. A pista, em teoria, favorecia a Ferrari, mas agora com as mudanças há dúvidas em relação a qual tipo de acerto será privilegiado.

Outra dúvida é em relação à Mercedes. Com o asfalto novo, eles não deve sofrer tanto com as golfinhadas, mas não se sabe o quanto os octacampeões do mundo vão evoluir em relação às duas primeiras etapas, em que ficaram de 0s7 a 1s de Ferrari e Red Bull.

Como acompanhar o GP da Austrália:

Sexta-feira, 8 de abril
Treino livre 1, da 0h à 1h: Bandsports (transmissão começa 15 minutos antes)
Treino livre 2, das 3 às 4h: Bandsports (transmissão começa 15 minutos antes)

Sábado, 9 de abril
Treino livre 3, da 0s à 1h: Bandsports (transmissão começa 15 minutos antes)
Classificação, das 3h às 4h: TV Bandeirantes e Bandsports (transmissão começa 1h antes)

Domingo, 10 de abril
Corrida, a partir das 2h: TV Bandeirantes e BandNewsFM (transmissão começa à 1h)

Raio-X do Circuito Albert Park

Distância: 5.278m

Número de voltas: 58

DRS - 2 zonas de detecção e 4 de ativação
DRS 1: Detecção antes da curva 7 e ativação entre as curvas 8 e 9 e 10 e 11
DRS 2: Detecção na curva 13 e ativação na reta principal e entre as curvas 2 e 3

Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C5 (macios)

Recorde da pista: Michael Schumacher (ALE/Ferrari) - 2004 - 1min24s125

Como foi em 2019

bottas - PETER PARKS/AFP - PETER PARKS/AFP
Bottas comemora vitória no GP da Austrália
Imagem: PETER PARKS/AFP

Pole position: Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 1min20s486

Pódio:
1º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - 1h25min27s325
2º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) +20s886
3º Max Verstappen (HOL/Red Bull) +22s520

Características do Circuito Albert Park

  • A pista de Melbourne passou por sua maior mudança desde que entrou no campeonato em 1996. Algumas curvas foram alargadas, mas a principal mudança foi a remoção da chicane rápida, adicionando uma seção de velocidade mais alta na pista. Isso visa aumentar as possibilidades de ultrapassagem em uma pista na qual houve 10 manobras em 2019, cinco em 2018 e apenas duas em 2017.
  • Com essas mudanças, ainda que o traçado ideal tenha ganhado 28 metros, os organizadores acreditam que o tempo de volta cairá em 5 segundos.
  • Outra mudança foi no asfalto, totalmente refeito. A expectativa é de que, com isso, a pista não seja tão ondulada quanto antes.
  • Será a primeira vez que uma corrida terá quatro zonas de ativação do DRS. São dois pontos de detecção, o que pode fazer com que os pilotos usem o DRS taticamente, como já vimos acontecer nas duas primeiras corridas do ano.
  • As mudanças na pista também podem afetar o nível de asa que as equipes vão preferir. Normalmente, a pista de Albert Park requer um nível médio de downforce, mas agora que uma das chicanes foi retirada, é possível que algumas equipes apostem em usar asas menores. Como isso foi decisivo no GP da Arábia Saudita, é algo para ficar de olho.

Curiosidades sobre o GP da Austrália

  • O vencedor do GP da Austrália tradicionalmente recebe um troféu com a cópia do volante do Cooper que Jack Brabham pilotava nos anos 1950.
  • Curiosamente, o único brasileiro a vencer na Austrália neste período em que a prova não fazia parte do calendário da F1 foi Roberto Pupo Moreno, vencedor em três oportunidades (1981, 83 e 84). Quando a prova passou a valer, Nelson Piquet venceu em 1990 e Ayrton Senna foi o primeiro em 1991 e 1993. Esta prova de 1993, inclusive, foi a última vitória e o último pódio do tricampeão.
  • Mesmo antes de a F1 existir, a Austrália já tinha seu GP, que passou por 23 circuitos diferentes desde 1928. Porém, apenas duas pistas foram usadas para provas que contaram para o campeonato da categoria: Adelaide, de 1985 a 1995, e Albert Park a partir de 1996. Ambas podem ser consideradas pistas de rua, ainda que o circuito de Melbourne seja semi-permanente por estar localizado dentro de um parque.
  • O vencedor do GP de Melbourne foi o campeão da temporada em 13 oportunidades nas 24 edições disputadas.
  • Lewis Hamilton foi o pole position nas últimas seis temporadas e oito vezes no total (2008, 2012, e de 2014 a 2019), o que é um recorde do GP da Austrália. Mas largar na pole não costuma ser bom sinal: o pole position só venceu um dos últimos oito GPs da Austrália (e foi Hamilton, em 2015).