Pole Position

Pole Position

Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Charles Leclerc lidera último treino antes da classificação em Mônaco

Charles Leclerc colocou a Ferrari na ponta no último treino livre antes da classificação para o GP de Mônaco, que começa às 11h da manhã, pelo horário de Brasília. Max Verstappen foi o segundo colocado e Lewis Hamilton foi o terceiro.

A Ferrari já tinha mostrado na sexta-feira que estava veloz, mas os dados de telemetria também indicavam que os motores estavam trabalhando em um regime mais conservador, então isso não aparecia tanto nos tempos de volta. Mas também vale a velocidade de Leclerc em Mônaco: ele chegou a colocar mais de meio segundo no rival mais perto nos últimos minutos de treino livre, mas depois Verstappen foi recuperando pouco a pouco, sendo cada vez mais rápido, ficando a um décimo de Leclerc.

Não que o fim de semana esteja sendo tranquilo para ele. Verstappen reclamou muito do carro e disse que sua Red Bull estava lidando pior do que o esperado com as ondulações e zebras de Mônaco Mas o tricampeão conseguiu encaixar uma sequência de voltas rápidas pela primeira vez no semana nos minutos finais da última sessão, e ganha confiança para a classificação.

A quarta colocação ficou com Oscar Piastri, da McLaren, que ainda não apareceu tão forte quanto era esperado em Mônaco. E o quinto colocado, Sergio Perez, terminou a sessão dizendo para a Red Bull que eles têm "muito trabalho a fazer" para superar os rivais. Após o treino livre, as equipes fazem as modificações finais nos carros antes da classificação. A partir do momento em que os carros vão para a pista pela primeira vez, eles não podem mais ser alterados até o início da corrida.

As Mercedes, que tinham aparecido bem na sexta-feira, ficaram para um pouco para trás. O chefe Toto Wolff tinha dito que seria necessário tirar um pouco do ritmo de classificação para ajudar os pneus na corrida, mas mesmo assim Hamilton fechou a três décimos de Leclerc.

A sessão foi interrompida no início por uma bandeira vermelha causada por Valtteri Bottas, que tocou o guardrail no terceiro setor, no trecho dos esses da piscina. Esse costuma ser o trecho mais complicado para os pilotos também na classificação, pois são duas chicanes apertadas e de alta velocidade. Outra parte complicada é a freada para a primeira curva, pois há uma ondulação bem no ponto de freada que desestabiliza os carros.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes