Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bottas avisa que terá abordagem mais egoísta para bater Hamilton em 2021

Valtteri Bottas está partindo para sua quinta temporada ao lado de Lewis Hamilton na Mercedes em clima de tudo ou nada. E não é por acaso: o finlandês já não pode dizer que lhe falta experiência com a equipe, na qual foi jogado na fogueira após a surpreendente aposentadoria de Nico Rosberg no final de 2016. Também não pode prometer um 'upgrade', depois que o que ele chamou de versões 2.0 e 3.0 nos últimos campeonatos não passaram de algumas performances fortes que ele não conseguiu manter ao longo da temporada. Em 2022, Bottas sabe que o protegido da Mercedes e vencedor em todas as categorias na base, George Russell, já não estará mais sob contrato na Williams, e sabe também que, com tantas mudanças se aproximando (e com potencial para o domínio da Mercedes ser ameaçado a médio prazo), os pontos que vem somando para contribuir para os títulos de construtores nos últimos anos podem não ser mais suficientes.
Nas próprias palavras do piloto de 31 anos, é hora de ser egoísta e, como Hamilton, fazer com que o time ao seu redor trabalhe para ele.
''Neste ano, vou me cobrar mais do que nunca. Claro que não exagerando, mas minha meta será chegar à última corrida em Abu Dhabi, olhar para trás e ver que fiz 100%, que fiz tudo o que eu podia para vencer o campeonato. E será o mesmo para todas as pessoas da minha equipe'', afirmou o finlandês durante o lançamento do W12, carro com o qual a Mercedes buscará o oitavo título seguido.
''Vou cobrar quanto eu sentir que preciso para ter o apoio e as informações de que eu necessito. Talvez, dessa maneira, eu seja mais egoísta. Mas dar tudo o que tem de si por um ano da sua vida não é tanto tempo assim. Isso inclui eu mesmo e todos ao meu redor.''
Mesmo tendo batido Lewis Hamilton em algumas ocasiões, especialmente em classificações, a verdade é que Bottas nunca lutou diretamente pelo título com o heptacampeão, algo que ele quer mudar em 2021. ''Mesmo que o Lewis tenha vencido em todos os anos após eu ter chegado na equipe, esse campeonato começa do zero. É claro que meu objetivo é vencer o campeonato. Mas há muito pela frente até chegar lá e preciso ir passo a passo.''
Depois de quatro anos dividindo a equipe com Hamilton, ele sabe que o inglês não é imbatível. Mas sabe também qual é sua grande qualidade: a consistência. Se ele não conseguir melhorar a sua, novamente não terá chances.
''Houve vários momentos em que pilotei no nível que queria mas, em outros, sinto que não consigo tirar 100% de mim mesmo e da equipe. Muito disso tem a ver com o lado mental, então tenho que tentar focar na aprendizagem em relação aos anos anteriores. Ainda estou trabalhando no meu estilo de pilotagem e em tentar domar os pneus Pirelli, mas muito do foco nesta temporada é do lado mental, tentar encontrar a melhor maneira de encarar cada final de semana e de manter o mesmo nível para ser consistente.''
E uma maneira de conseguir isso é usando todas as ferramentas que tem em sua própria equipe. O introvertido finlandês pretende ser mais falante para ter certeza de que está tirando o máximo de todos ao seu redor.
''Algo que aprendi recentemente é que me comunicar melhor com a equipe é algo bastante importante - isso serve para todos os membros da equipe, especialmente os principais que trabalham nas corridas. É importante ter uma boa comunicação e um bom apoio. A equipe está lá para apoiar os dois pilotos e eu tenho que usar todo o apoio que puder.''
O primeiro teste para essa versão mais egoísta e comunicativa de Bottas será dia 28 de março, na etapa de abertura do campeonato da F1, no Bahrein. Antes disso, o país árabe recebe os testes coletivos, de 12 a 14 de março, e a Mercedes ainda fará um dia de teste privado na mesma pista, no dia 16 de março.