Topo

Pole Position

Grosjean tem prioridade para voltar; Fittipaldi e suíço são opções

Colunista do UOL

29/11/2020 18h04

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O chefe da Haas, Guenther Steiner, afirmou que vai conversar com seu piloto, Romain Grosjean, nesta segunda-feira, para decidir se o piloto vai correr as próximas duas etapas do campeonato da Fórmula 1. E, caso ele sinta que não será possível contar com seu piloto titular, disse que a equipe já sabe o que vai fazer em relação a seu substituto. A Haas tem dois pilotos reserva e de testes, o brasileiro Pietro Fittipaldi e o suíço Loius Deletráz.

Perguntado pelo UOL Esporte sobre quais seriam suas opções caso Grosjean não tenha condições de correr na próxima etapa, que será realizada já neste final de semana, também no Bahrein, Steiner disse que a prioridade será dada ao francês. "Primeiro quero ver com o Romain antes de especular sobre quem vai para o lugar dele se ele não puder correr. Vai depender do que acontecer nos próximos dias e do que os médicos disserem em relação à gravidade das lesões dele. E só então vamos decidir o que vamos fazer. No momento, para mim, Romain vai pilotar e, caso contrário, sabemos o que vamos fazer."

Grosjean tem queimaduras nas mãos depois de um acidente impressionante em que seu carro se partiu em dois e ficou em chamas. O francês inclusive gravou um vídeo dizendo que está bem, apesar das lesões. Seu pulmão está sendo monitorado, mas sem maiores preocupações, e ele se manteve consciente por todo o tempo, um ótimo sinal do ponto de vista neurológico após uma batida de mais de 200km/h. Steiner afirmou ainda que quer "olhar nos olhos" de seu piloto antes de fazer qualquer tipo de anúncio.

Tanto Fittipaldi, quanto Deletráz fariam sua estreia na Fórmula 1 caso o francês não tenha condições. O brasileiro está na equipe como piloto de desenvolvimento desde o início de 2019, tendo feito testes com o carro de F1 e ajudado no desenvolvimento no simulador, e acompanha o dia a dia da equipe em todas as etapas. Ele, no entanto, não vem disputando nenhuma categoria neste ano. Já Deletráz está na ativa na Fórmula 2, que inclusive tem sua etapa final também no final de semana que vem, no Bahrein.