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GP da Hungria: datas, horários e tudo sobre o circuito de Hungaroring

Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Hungria de 2019 - Lisi Niesner/Reuters
Lewis Hamilton celebra vitória no GP da Hungria de 2019 Imagem: Lisi Niesner/Reuters

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Mônaco sem os guard rails: é assim que os pilotos da Fórmula 1 costumam descrever o palco do GP da Hungria. Isso porque é uma pista bastante travada e uma das mais lentas do calendário, em que se usa uma configuração de carro bem semelhante à do Principado. Por conta disso, será um teste bastante diferente para carros e pilotos em relação às duas primeiras provas, disputadas em um circuito de tão poucas curvas como o Red Bull Ring.

A pista mais travada, em teoria, deve aproximar o rendimento de Mercedes e Red Bull. Foi no Hungaroring, inclusive, que Max Verstappen conquistou sua primeira pole position da carreira, no ano passado. A corrida foi uma disputa particular entre ele e Lewis Hamilton, que acabou vencendo. O inglês é um especialista em Hungaroring, com sete vitórias.

Como acompanhar o GP da Hungria:

Sexta-feira, 17 de julho

Treino livre 1, das 6h às 7h30: SporTV
Treino livre 2, das 10h às 11h30: SporTV2

Sábado, 18 de julho

Treino livre 3, das 7h às 8h: SporTV
Classificação, das 10h às 11h: SporTV

Domingo, 19 de julho

Corrida, a partir das 10h: Globo e BandNewsFM (transmissão começa às 9h30).

Circuito Hungaroring
Distância:
4.381 km
Recorde em corrida: 1h17min103 (Max Verstappen, Red Bull-Honda, 2019)
Número de voltas: 70
DRS - 1 zona de ativação: Detecção antes da curva 14 e ativação na reta dos boxes
Pneus disponíveis: C2 (duros), C3 (médios) e C4 (macios)

Resultado de 2019

Pole position: Max Verstappen - 1h14min572

Pódio:
1º Lewis Hamilton - ING/Mercedes
2º Max Verstappen - HOL/Red Bull
3º Sebastian Vettel - ALE/Ferrari

Características da pista da Hungria

O Hungaroring é uma das pistas de menor média de velocidade no calendário. Tanto que o tempo de volta é mais de 10s maior que no Red Bull Ring, embora a pista tenha apenas 55 metros a mais em distância.

A reta principal tem 800m, fazendo com que a melhor chance de ultrapassagem seja na primeira curva, ou mesmo na segunda, se o piloto consegue obter boa tração por fora na curva 1. A partir daí, o circuito tem uma série de curvas de baixa e média velocidades, o que faz com que seja necessário que os carros usem uma configuração aerodinâmica semelhante a circuitos de rua, como Mônaco e Singapura.

O GP da Hungria é geralmente marcado pelo forte calor. Junte-se a isso a sequência de curvas, exigindo muita tração nas retomadas de velocidade, e tem-se uma preocupação especial com os pneus traseiros. Porém, como é difícil ultrapassar no Hungaroring e a posição de pista é primordial, cabe aos pilotos preservarem os pneus para se manterem na pista.

Pouco usada ao longo do ano, a pista húngara costuma ser muito suja fora da trajetória. Por isso, os pilotos têm de ser muito precisos. Saindo da linha ideal, os pneus pegam sujeira e perdem performance.

Curiosidades sobre o GP da Hungria

O GP da Hungria foi o único evento realizado sob a Cortina de Ferro, anos antes da queda do Muro de Berlim. A primeira etapa foi em 1986 e, desde então, a prova não saiu mais do calendário. Com isso, após este ano, Hungaroring se tornará a segunda pista com mais provas em sequência: só Monza também está no calendário há tanto tempo.

Lewis Hamilton ganhou mais da metade das provas que disputou no Hungaroring: foram sete vitórias de Hamilton em 13 participações. Ele venceu muito mais do que qualquer outro piloto na Hungria: Michael Schumacher é o segundo com mais vitórias no circuito, quatro.

Nelson Piquet e Ayrton Senna ganharam cinco das sete primeiras edições do GP da Hungria, e protagonizaram uma das cenas mais icônicas da etapa, quando Piquet passou Senna por fora na primeira curva justamente no ano de estreia da prova, em 1986. Piquet venceu aquela corrida. Rubens Barrichello também ganhou no Hungaroring, em 2002. E foi nesta pista que Felipe Massa sofreu seu grave acidente na classificação de 2009.

O GP da Hungria foi palco das primeiras vitórias de vários pilotos ao longo dos anos: Damon Hill ganhou sua primeira corrida justamente por lá em 1993, com a Williams, Fernando Alonso fez o mesmo em 2003, pela Renault (o que também foi a primeira vitória de um espanhol na F1), Jenson Button venceu a primeira na carreira em 2006 (primeiro ano em que choveu na corrida no Hungaroring), pela Honda, e Heikki Kovalainen, da McLaren, se tornou o 100º vencedor de GP da história em 2008 (em corrida dominada por Felipe Massa, que teve uma quebra de motor a três voltas do fim). E, para completar, Max Verstappen conquistou a primeira pole da carreira também no Hungaroring, em 2019.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o Treino livre 2 será no SporTV2 e não no 3. O erro foi corrigido.