Topo

Pole Position

GP da Estíria: Verstappen lidera treino livre que pode definir o grid da F1

Max Verstappen, da Red Bull, durante sessão sem público na Áustria - Getty Images/Red Bull
Max Verstappen, da Red Bull, durante sessão sem público na Áustria Imagem: Getty Images/Red Bull

Colunista do UOL

10/07/2020 11h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em um treino livre que pode servir para a definição do grid de largada para o GP da Estíria, Max Verstappen o mais rápido no circuito Red Bull Ring. O piloto da Red Bull fez 1min03s660 e foi 43 milésimos mais rápido que Valtteri Bottas, da Mercedes. Sergio Perez, da Racing Point foi o terceiro, a 217 milésimos do piloto holandês.

A possibilidade de que esse seja o grid é pequena. Isso só acontecerá caso não seja possível fazer a classificação no sábado ou no domingo de manhã. Para o sábado, estão previstas fortes tempestades por todo o dia, e por isso existe essa discussão. Porém, como a previsão é de tempo seco para o domingo, o mais provável, caso realmente seja impossível fazer a classificação no horário previsto, às 10h da manhã pelo horário de Brasília, é que o grid seja definido no domingo pela manhã pelo horário austríaco.

A questão da chuva no Red Bull Ring não tem apenas a ver com a condição de pista em si. Como o circuito não fica próximo de nenhum hospital, as sessões só são liberadas se o helicóptero tiver condições de voo para o atendimento em caso de acidente.

Com os pilotos forçando bastante o ritmo devido a essa possibilidade, e com a pista com pouca aderência devido ao forte calor, o treino livre foi marcado por voltas deletadas por limites de pista, ou seja, os pilotos estavam exagerando no ataque às zebras e saindo da pista para tentar ganhar tempo.

Quem ficou devendo no treino foi Lewis Hamilton. O inglês ficou atrás de Valtteri Bottas por toda a sexta-feira, e perdeu tempo de pista justamente quando os pilotos faziam suas simulações de corrida. A equipe informou que o piloto não estava feliz com o comportamento do carro. Estreando novidades no carro, a Ferrari não passou do nono lugar com Charles Leclerc. A sessão chegou a ser interrompida após forte batida de Daniel Ricciardo, da Renault. E o piloto da McLaren, Lando Norris, foi punido por ignorar bandeiras amarelas na primeira sessão.

Logo que começou o primeiro treino, a F1 divulgou mais duas datas em seu calendário: a estreia do circuito de Mugello, com o GP da Toscana, na Itália, dia 13 de setembro, e a confirmação do GP da Rússia, dia 27 de setembro. Os russos, inclusive, confirmaram que a corrida terá público.

Se for possível seguir com a programação normal, os pilotos voltam à pista às 7h, pelo horário de Brasília, do sábado para o terceiro treino livre e a classificação será às 10h. Caso a definição do grid seja transferida para o domingo de manhã, a sessão será às 6h da manhã no Brasil, com o GP da Estíria começando às 10h10.

Confira os tempos da segunda sessão de treinos livres do GP da Estíria

1 - Max Verstappen (Red Bull) - 1min03s660
2 - Valtteri Bottas (Mercedes) - +0s043
3 - Sergio Perez (Racing Point) - +0s217
4 - Lance Stroll (Racing Point) - +0s581
5 - Carlos Sainz (McLaren) - +0s673
6 - Lewis Hamilton (Mercedes) - +0s688
7 - Alex Albon (Red Bull) - +0s777
8 - Lando Norris (McLaren) - +0s881
9 - Charles Leclerc (Ferrari) - +1s046
10 - Esteban Ocon (Renault) - +1s086
11 - Pierre Gasly (AlphaTauri) - +0s831
12 - Daniil Kvyat (AlphaTauri) - +1s390
13 - Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) - 1s492
14 - Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) - 1s705
15 - George Russell (Williams) - 1s928
16 - Sebastian Vettel (Ferrari) +1s953
17 - Nicholas Latifi (Williams) - 1s995
18 - Kevin Magnussen (Haas) - 2s130
19 - Romain Grosjean (Haas) - 2s436
20 - Daniel Ricciardo - sem tempo