Topo

Paulo Anshowinhas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rayssa, 15 anos: fantasia de Sininho transformou Fadinha em menina de ouro

Rayssa Leal aos 9 anos de idade vestida de Fadinha em pista no Maranhão - Reprodução Redes Sociais
Rayssa Leal aos 9 anos de idade vestida de Fadinha em pista no Maranhão Imagem: Reprodução Redes Sociais

Colunista do UOL

04/01/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ao completar 15 anos de idade hoje (4), a capricorniana maranhense Jhulia Rayssa Mendes Leal irá encerrar um ciclo mágico, e trocar de vez a fantasia de Sininho para assumir sua nova fase como menina de ouro do skate.

Sua ascensão meteórica como estrela infantil do esporte ao longo dos últimos anos tem transformado a jovem skatista de street em um fenômeno comercial e midiático, sendo acompanhada como em um reality show por milhões de seguidores através da sua linha do tempo em suas contas nas redes sociais.

Quem poderia imaginar que assim como em um conto de fadas, o sonho de prosperidade de uma criança simples do interior do Nordeste, feliz por andar no seu brinquedo favorito, veio abençoado pelo maior nome do skate de todos os tempos o ídolo Tony Hawk — que repostou um vídeo amador de Rayssa fazendo um heel flip em sua cidade, Imperatriz, do Maranhão, vestida toda de azul como a personagem Sininho, (parceira de Peter Pan), e ficou conhecida nacionalmente pelo apelido carinhoso de Fadinha, ou no exterior como Little Fairy, ou Skate Fairy.

Até a data da primeira postagem de Fadinha no Instagram não poderia ter sido mais emblemática — 7 de setembro de 2015.

No ano seguinte, com 8 anos de idade, Rayssa aparece andando de skate ao redor do seu pai, que carregava a tocha olímpica, mas ela mesma não teve essa honra, permitida apenas se tivesse 12 anos de idade. Parecia um presságio.

Filha de Lilian Mendes e Haroldo Leal, Fadinha, aos 12 anos desfilou pelo tapete vermelho do Oscar do Esporte, o Laureus World Sports Awards indicada como Melhor Atleta de Esporte de Ação, e sua estrela começou a brilhar a partir deste dia, sendo apadrinhada pelo "Tio Toninho", apelido carinhoso que ela deu ao ídolo Tony Hawk que a acompanhou na cerimônia de premiação, fotografou e gravou sua performance vestida, é claro, de Fadinha.

Determinada e com talento para o esporte, Rayssa treinou bastante, fez as famosas dancinhas para descontrair antes das competições e ficou em segundo lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, ao levar uma medalha de prata.

Hoje, aos 15 anos de idade, Rayssa Leal é uma das skatistas mais bem pagas do skate mundial, e entra para um seleto time de skatistas ilustres mais bem remunerados como o próprio Tony Hawk, Rodney Mullen, Bam Margera, Steve Caballero, Nyjah Huston e Leticia Bufoni, para citar alguns nomes.

Leticia tem sido sua madrinha e fonte de inspiração desde sempre (a segunda foto no seu Feed no Instagram é datada de 2015, e é justamente ao lado de Leticia e Bob Burnquist) e Rayssa se espelha na trajetória bem-sucedida da amiga para continuar o seu rumo brilhante.

Com fama e dinheiro, Rayssa também tem atraído e se aproximado de grandes ídolos como os jogadores Neymar, Ronaldo, Ronaldinho, os trappers Travis Scott, L7nnon, e outras celebridades que começam a orbitar o ecossistema deste fenômeno do skate, e ampliar seu network.

Com 6,4 milhões de seguidores no Instagram, no skate Rayssa esta a frente de ídolos como Nyjah (5,4 mi), Leticia Bufoni (4,3 mi), Bam Margera (2,4 mi), Luan Oliveira (1,4 mi), do seu "chefe" Shane O'Neill da marca April (1,4 mi) e fica atrás apenas de Tony Hawk (7,6 mi) entre os skatistas com maior número de seguidores apenas nesta rede social. Ela sabe o valor disso também.

Sua performance vitoriosa nas manhãs de domingo nas pistas de street, guardada as devidas proporções, traz a lembrança das corridas memoráveis do incrível Ayrton Senna, onde assistir a cada ultrapassagem do piloto era programa obrigatório assim como comprar frango assado na padaria.

Rayssa parece sempre contar com uma "carta na manga", preparada para uma reação na última e derradeira manobra na maioria das competições que participa, e lhe garante o lugar mais alto do pódio com dramaticidade.

Rayssa está de férias — escolares, mas em breve volta às aulas, às pistas, às competições, e terá pela frente uma agenda repleta de compromissos com seus diversos patrocinadores atuais, além de ações promocionais e publicitárias que a posicionam em uma área "Very Vip" por onde passa.

Agora debutante, Rayssa entra oficialmente na fase da adolescência, que junto da puberdade vem acompanhada de uma série de transformações físicas, psicológicas e sociais como um turbilhão de novidades a serem descobertas.

Conforme a idade aumenta e a conta bancária também, as expectativas de bons resultados se tornam cada vez maiores a cada evento.

Enquanto isso, a skatista que é a atual campeã da Super Coroa da Street League busca seus primeiros títulos mundiais pela World Skate, válidos como pontuação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, e já tem a primeira parada agendada a partir de 29 de janeiro em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, que será sede das etapas de street e park.

Ela voa agora atrás um troféu que ela ainda não tem na coleção, e um desafio importante na busca pela sonhada medalha dourada olímpica que pode chegar aos 16 anos de idade, e inspirar uma geração ainda maior de novas Sininhos, ou se afirmar coma a legítima Imperatriz do Maranhão.