Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sonho de pista de skate no Parque do Ibirapuera se concretiza após décadas

A sonhada pista de street skate do Parque do Ibirapuera que virou realidade - @serjosoza/Divulgacão
A sonhada pista de street skate do Parque do Ibirapuera que virou realidade Imagem: @serjosoza/Divulgacão

Colunista do UOL

18/11/2022 00h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A data de 17 de novembro de 2022, deve entrar para a história esportiva como uma das mais longas esperas pela concretização de um sonho coletivo: a entrega da pista de skate pública do Parque do Ibirapuera, a Ibira Skate Park, localizada no final da Ladeira da Preguiça, ao lado das quadras.

Objeto de desejo e ideal de consumo de um grupo de skatistas pioneiros conhecidos como Ibiraboys (existente desde 1975), a pista de street entregue nesta quinta-feira à população, se transforma em marco histórico de luta e conquista depois de muita disputa política, mudanças de comportamento na sociedade, medalhas olímpicas e décadas de espera.

"Nosso objetivo é fomentar diferentes modalidades esportivas no Ibirapuera. No início da nossa gestão, realizamos pesquisas e identificamos que uma das principais necessidades dos skatistas era a construção de um local específico para a prática do esporte. A entrega da pista, por meio dessa parceria com a Nike, vai ao encontro da nossa meta de contribuir para o fortalecimento do skate na capital", afirma Samuel Lloyd, diretor da Urbia, que administra o Parque.

"A Nike acredita no poder do esporte como agente transformador da sociedade, por isso, a ampliação do acesso e a democratização do esporte é fundamental. Sabendo da forte conexão entre o skate e o parque, nada mais justo do que tornar real a luta dos skatistas paulistanos. Esperamos que o novo espaço consiga impulsionar e trazer ainda mais fãs para a modalidade" disse Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil, patrocinadora da pista.

Em sua inauguração na noite desta quinta-feira, o evento teve grande festa,com djs, competições abertas ao público, encontros emocionantes, celebridades e personalidades do mundo do skate, da música e uma plateia emocionada com a conquista deste espaço.

pista do Ibira - Pablo Vaz/Divulgação - Pablo Vaz/Divulgação
Detalhes da pista de skate do Ibirapuera inaugurada dia 17/11/2022
Imagem: Pablo Vaz/Divulgação

Em 1988, o prefeito Jânio Quadros proibiu por decreto andar de skate no Parque e na cidade de São Paulo, atitude que gerou protestos dos skatistas e comoveu a candidata Luiza Erundina que prometeu derrubar a proibição caso eleita.

Erundina cumpriu a promessa em 1989, como um dos seus primeiros atos, e se comprometeu a fazer uma pista no Parque se a Câmara Municipal liberasse os recursos, o que não ocorreu.

O skatista e ativista Sandro Testinha, da Ong Social Skate, conseguiu sensibilizar os organizadores com uma dedicatória inscrita em concreto na lateral da pista para os Ibiraboys originais que estavam presentes ao evento e homenagens póstumas, como é o caso do cantor Alexandre Magno, o Chorão, um destes integrantes.

Testinha também foi o mestre de cerimônias junto com a skatista Pipa Souza, e que contou com a presença de skatistas com Gabi Mazetto, Vinicius Costa,,Leo Adrian e do paraskatista Vini Sardi, tudo ao som do Dj Kefing, Sofia e Sono TWS.

O técnico da Seleção Brasileira de Skate, Roigério Mancha foi um dos juízes de algumas provas competitivas abertas ao público, durante a inauguração.

Para o skatista Fabio "Bolota", de 56 anos, que editou o fanzine IbiraBoys - Residência Resistência, distribuído durante a festividade "a Ibira Skate Park é uma pista bonita de se ver, bem eclética com obstáculos modernos, que nem dá vontade de usar para deixar limpa como ela está", brincou Bolota que faz parte dessa geração de skatistas pioneiros ainda em atividade.

Pista é uma moderna street plaza e promete ser uma das mais frequentadas da cidade

Devido sua excelente localização, formato moderno e toda uma longa história por trás da sua viabilização, a recém-inaugurada Ibira Skate Park deve se transformar em uma das pistas de referência mais frequentadas da cidade em pouco tempo.

O projeto saiu da prancheta do arquiteto Thiago Gonçalves, junto com o skatista da seleção brasileira Murilo Peres, do pai Danilo e do irmão Caio, proprietários da Pug Skateparks, que já construíram pistas importantes como a Cavepool, a do Clube Pinheiros, a pista do Red Bull Skate Levels e a reforma da pista pública de São Bernardo do Campo.

Com 600 metros quadrados de área total (tamanho de uma quadra de basquete que ocupava anteriormente o local), o espaço oferece cerca de 18 obstáculos entre corrimãos, "hubbas', gaps, "fun box"e rampas de 45 graus de nível moderado, além de iluminação de Led nos obstáculos, o que a transforma a obra em uma das mais modernas do mundo.

Para Caio Peres, um dos diretores da Pug Skateparks, "a pista é um modelo mais básico, que atende muito bem iniciantes e profissionais, com a ausência de obstáculos muito difíceis ou agressivos como vistos na Street League", prossegue.

"O diferencial é o formato em X, onde nosso desafio foi desenhar uma pista tão pequena para um parque tão movimentado e se criar espaço que possa acolher até seis fluxos contínuos sem cruzamentos previstos", explica, ao comentar a proposta vista normalmente em pistas europeias.

Para o arquiteto, a altura dos obstáculos (que poderia ser maior), teve de se adequar ao projeto arquitetônico e regras ambientais do Parque, mas mesmo assim irá proporcionar ambiente para competições, treinamento profissional e evolução ilimitada dos praticantes.

Vista Aérea - @serjosoza/ Divulgação - @serjosoza/ Divulgação
Vista aérea da nova pista de skate do Ibirapuera com sua iluminação noturna
Imagem: @serjosoza/ Divulgação

SERVIÇO

Local: Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Vila Mariana

Portão: 5

Horário de funcionamento: 5h à 0h

Recomendações: Crianças menores de idade estejam sempre acompanhadas pelos pais ou responsáveis.