Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Surfista lendário relembra resgate dramático em onda de 15 metros em Nazaré

Colunista do UOL

10/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

No início de setembro deste ano, um vídeo de um surfista sendo socorrido, em Itacoatiara (RJ), por dois pilotos de jet ski viralizou nas redes sociais e chegou a mais de 6 milhões de visualizações no Instagram.E muita gente mencionou e parabenizou o surfista, piloto de jet ski e "anjo da guarda" dos surfistas de ondas gigantes, o brasileiro Edilson Assunção, de 53 anos, mais conhecido como Alemão de Maresias pelo feito heroico.

"Não era eu, nem no surfe nem na pilotagem. Eu estava lá e vi os dois surfistas (eram duas cenas diferentes), sendo arrastados para aquela corredeira, mas havia salva-vidas mais próximos que eu que realizaram o resgate com sucesso", comentou Alemão, à coluna, agradecendo aos pilotos salva-vidas Marcos Monteiro, Péricles Gomes e Eduardo Motta de Itacoatiara pelo salvamento.

Alemão é um dos surfistas de ondas grandes mais respeitado do mundo, além de rebocar os maiores big riders do planeta (tow in pilot). Ele ganhou recentemente o prêmio de maior comprometimento com os surfistas pela WSL (Liga Mundial de Surf), por suas ações de salvamento no mar.

"A maior onda que já surfei e tomei um caldo muito bizarro foi em uma onda de 60 pés (cerca de 15 metros de altura), mas já vi ondas de mais de 100 pés (cerca de 30 metros) também em Nazaré (Portugal)", conta o surfista acostumado com montanhas de água salgada.

Essa experiência garantiu a Alemão ser um dos operadores de câmera e resgate da série documental televisiva 100 Foot Wave (A Onda de 100 Pés), exibida atualmente na HBO Max, dirigida por Chris Smith e estrelado pelo surfista americano Garret McNamara, um dos pioneiros em surf de ondas grandes.

O "anjo da guarda" dos surfistas relembrou à coluna de Paulo Anshowinhas, no UOL Esporte, uma das passagens mais dramáticas de sua carreira. Em dezembro de 2021, em Nazaré, em Portugal, Alemão precisou ser socorrido depois de ter resgatar o surfista inglês Andrew Cotton. O local conta com ondas de 50 pés (cerca de 15 metros de altura).

O guidão da moto aquática de Alemão travou durante a tentativa de resgate. Ele caiu na água e precisou de calma para conseguir sair da situação de perigo.

"Eu estava em um dos locais mais críticos, de frente para o paredão de 50 metros, com ondas de cerca de 20 metros de altura quebrando na minha cabeça. Quando a primeira caiu, eu disse: 'não acredito que está acontecendo comigo'. Aí quebrou a segunda. Da segunda para terceira eu já estava chorando para mamãe' confessou.

"Você está salvando uma pessoa, e daí você tem que ser salvo e não tem ninguém para te salvar. De repente meu mindset deu uma reprogramada rápida em questão de segundos e disse para mim mesmo, como se meu anjo da guarda dissesse: 'hey, você está bem preparado, você está respirando, respira. Eu soltei o ar e, quando terminei a segunda respirada, tomei uma porrada, fui para o fundo nem sei quanto tempo fiquei', contou.

"Foi quando o Rodrigo Koxa veio na minha direção para me resgatar, mas veio muito rápido, não consegui segurar no sled. Ele passou direto, tomei a quinta [onda], ia tomar a sexta quando o Rodrigo voltou, olhou para mim e gritou: 'segura, Alemão. Pelo amor de Deus, segura'. Eu estava exausto, mas sob controle", lembrou, ao contar que foi arrastado em direção à praia e socorrido pelo pessoal na areia.

"Essa foi uma das situações mais extremas que eu já vivi", finalizou.

Alemão é pai de Clara, 19 anos, René, 12, e Samuel, 9. Ele é acompanhado por mais de 120 mil seguidores no Instagram. o "anjo da guarda" dos surfistas se intitula free surfer, piloto de jet-ski e rebocador, faz stand up padle, canoa havaiana e trabalha como cameraman aquático.

"Mas já fui pizzaiolo, assistente de padeiro, lavador de prato e guia turístico', diz sorridente, ao explicar que atualmente oferece clínicas de tow in surfing, faz treinamento para equipes de pilotagem e ainda faz 'surf trips' para levar turistas para locais paradisíacos como Indonésia, Maldivas e mesmo no Brasil.

alemao de maresias - Pablo Garcia - Pablo Garcia
Alemão de Maresias, surfista e piloto de jet-ski
Imagem: Pablo Garcia

UOL Esporte - Quem é o Alemão de Maresias?

Alemão de Maresias: "Sou um pai de família, amante do mar, amante do surf, um cara abençoado pelo universo em todos os ângulos"

UOL Esporte - Quais os picos onde tem as ondas mais perigosas do mundo

AM: "Aqui no Brasil, a Ilha dos Lobos, Jaguaruna, Laje do Shock e Itacoatiara. Fora do Brasil, Teahuppo (Polinésia Francesa) e Ilha de Páscoa.

UOL Esporte - Qual a diferença entre o medo e a coragem?

AM: "Eu acho que a coragem e o medo andam lado a lado de mãos dadas. Omedo é quando te mostra o limite, a coragem é quando você ultrapassa o limite para alcançar o seu objetivo. Às vezes o medo pode te travar, ou alimentar sua coragem, o que os gringos chamam de 'overcome', dar a volta por cima, dar um passo a mais. Eu não posso falar que não tenho medo, eu morro de medo de altura, de morrer afogado, de perder o jet, de nadar em um mar gigante, mas eu tenho de superar o medo e acreditar na minha coragem e de que tudo vai dar certo para superar aquela situação".

UOL Esporte - Quais serão suas próximas remadas ou aceleradas?

AM: "Participar de evento de remada no Maresias Shootout e do Big Wave Brasil em Santa Catarina e depois partir no final de outubro para a oitava temporada com a equipe do Garret McNamara, em Nazaré, com o Lucas Chumbo, em busca de um novo recorde, ou da maior onda do mundo".

UOL Esporte - Que lição você aprendeu no dia em que você foi para salvar um surfista e foi você que precisou ser salvo?

AM: "Controle a respiração, respire fundo, mantenha a calma para controlar nossas emoções. É uma adrenalina muito grande, uma descarga de energia surreal, o corpo superaquece, é preciso superar o próprio medo e aguentar a porrada. A vida é assim, em todos os aspectos, seja na terra, no mar ou no ar, você precisa sobrepor essa situação. Se acreditar que está bem preparado vai superar isso."

UOL Esporte - Qual a frase que você quer deixar para seus seguidores?

AM: "Certa vez, eu ouvi uma frase de um sábio surfista, o (lendário) Gerry Lopes, que dizia assim: para as pessoas superarem os desafios é como surfar, você tem de enfrentar a arrebentação, e muitas vezes você está quase chegando no fundo, entra uma onda e te arrasta para fora, mas só vai conseguir chegar lá fora se persistir. Você pode atravessar a arrebentação e num dia perfeito a onda pode não vir para você. Mas no dia em que a sua onda vier, pode estar ao lado de um 'crowd' de 200 caras, quando ela vier para você, ela é sua. Você tem que acreditar nisso. Se não der certo agora, no momento oportuno vai chegar a onda perfeita, desfrute"