Topo

Jovem prodígio morre aos 24 anos após sofrer convulsão enquanto surfava

@kalanidavid/Instagram
Imagem: @kalanidavid/Instagram

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

20/09/2022 11h21

O havaiano Kalani David, surfista e skatista profissional, morreu no último sábado (17) após sofrer uma convulsão enquanto surfava na Costa Rica. Ele tinha 24 anos.

Kalani era conhecido por seu talento tanto no surfe como no skate. Na década passada, ele era apontado como promessa após conquistar duas medalhas de ouro (individual e por equipe) no Campeonato Mundial de Surf Júnior da ISA de 2012, no Panamá.

De acordo com a imprensa internacional, Kalani sofria de uma rara síndrome chamada Wolff-Parkinson-White, uma doença cardíaca que deixa os batimentos do coração mais acelerados do que o normal.

A síndrome foi descoberta em 2016, depois de ele sofrer uma convulsão enquanto andava de skate e ser internado às pressas. Ele chegou a fazer uma cirurgia no coração em 2017 para tentar corrigir o problema.

Em junho, Kalani postou uma mensagem nas redes sociais dizendo que seu médico havia recomendado que ele não surfasse ou andasse de skate enquanto as convulsões não parassem, e se disse um 'cara de sorte' por ainda estar vivo.

"Com essas convulsões, meu neurologista segue pedindo que não dirija e não surfe até parar de tê-las. Quer dizer, eu poderia surfar, mas, se eu tivesse uma convulsão e não fosse salvo a tempo, ou morreria ou me tornaria um vegetal porque não tenho ar suficiente no meu cérebro", disse.

"Continuo tendo sorte, tive uma convulsão dirigindo e a outra na água há alguns meses. Nos últimos dois anos, tive convulsões dormindo e apenas anjos cuidando de mim, porque eu não sei como eu continuo tendo tanta sorte e vivendo tudo isso. Hora de colocar essas coisas em ordem para que eu possa seguir em frente na vida, pelo menos posso andar de skate e pescar", complementou.

Homenagens de gigantes

Nas redes sociais, Kalani foi homenageado por grandes nomes do esporte como o tricampeão mundial Mick Fanning e o 11 vezes campeão Kelly Slater.

"Kalani era um dos surfistas/skatistas mais talentosos da Terra, constantemente ultrapassando os limites toda vez que estava de pé?. Condolências à enorme comunidade de amigos que Kalani teve de costa a costa e em todo o mundo", disse Slater.