Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Fufuca anuncia ex-jogadora Iziane para substituir Marta no ministério

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA), anunciou nesta quarta-feira, em Brasília, que Iziane Castro, ex-jogadora de basquete, será a nova secretária nacional de Esporte de Alto Desempenho, pasta antes chamada de "alto rendimento". Ela ainda não foi oficialmente nomeada.

Iziane, que é maranhense, como Fufuca, substitui outra ex-jogadora de basquete, Marta Sobral, exonerada na última sexta-feira, depois de menos de um ano no cargo.

"Estamos mudando alguns membros da nossa equipe, e faz parte. Nossa secretária era a Marta, uma pessoa que fez um bom trabalho, e acreditamos que a próxima secretária fará um trabalho ainda melhor. E é a Iziane, ex-jogadora de basquete, pela qual tenho um grande carinho e tenho certeza que fará um grande trabalho", anunciou Fufuca, em um fórum legislativo em Brasília.

A ex-jogadora, de 41 anos, estava presente e já foi apresentada ali pelo ministro. Iziane disputou as Olimpíadas de 2004 e 2016 pela seleção brasileira. Em outras duas vezes, foi cortada por indisciplina. Em 2008, se recusou a entrar em quadra em uma partida do Pré-Olímpico. Em 2012, levou o namorado para a concentração.

Na reta final da carreira, depois de mais de uma década na WNBA, voltou ao Brasil e montou uma equipe no Maranhão, o Maranhão Basquete, que já não existe mais. Em 2020, foi eleita para a Comissão de Atletas do COB, da qual ainda faz parte. No começo deste ano, concorreu à vice-presidência da Liga de Basquete Feminino (LBF), para um mandato tampão, depois que o vice Valter Pereira Silva virou presidente, mas foi derrotada por Péricles Romero Espíndola,

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora