Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Palmeiras inova na luta antirracista

"Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado", escreveu George Orwell há mais de 50 anos. Em tese, o autor britânico estava se referindo a regimes totalitários, mas hoje sabemos que não é bem assim que a banda toca: O apagamento de algumas ancestralidades é tecnologia colonial amplamente usada por países considerados democráticos, incluindo o Brasil.

No Brasil, a população escravizada sequestrada de África por quase 400 anos teve seu passado propositalmente destruído. Mudavam-se os nomes assim que as embarcações aportavam e, mais tarde, seriam destruídos os registros de chegada numa ação de múltiplas violências comandada pela oligarquia nacional.

Hoje, através de exames de DNA, é possível buscar pela ancestralidade e o Palmeiras promoveu uma ação com seus jogadores para que eles soubessem de forma mais precisa de onde vieram seus antepassados.

A luta antirracista não é feita com hashtags, cartazes e notas de repúdio escritas pelo jurídico e pelo departamento de marketing. Essa é a luta para inglês ver: superficial, inócua e marqueteira.

A luta é lutada de forma mais eficaz com o resgate de raízes, do orgulho e da ancestralidade.

Muito bacana a iniciativa do Palmeiras. Que outras ações visando a construção de memória e de potência sejam executadas em todos os níveis, contra todos os preconceitos.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes