Milly Lacombe

Milly Lacombe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Torcida do Flu abandonou o time na hora em que ele mais precisa?

O mando do Fla-Flu desse sábado às 21h é do Flamengo e ao Fluminense está reservado o setor sul, onde cabem entre 15 e 20 mil pessoas. Temos 45 mil ingressos vendidos até a manhã do jogo; 5 mil para o setor Sul. Há espaços na torcida mista, mas é de se imaginar que eles terão maioria rubro-negra. Então talvez tenhamos entre 55 e 60 mil pessoas no Maracanã sendo, numa estimativa otimista, 8 mil tricolores?

O Fluminense está perdendo esse jogo por 2x0. A virada é bastante difícil não apenas pelo placar, nem mesmo pelo fato de o adversário jogar pelo empate. O Fluminense já mostrou que é time de buscar resultados impossíveis. Essa virada é difícil porque o Flamengo vem jogando muito bem e tem uma defesa que quase não leva gols. Difícil, dificílimo. Mas o que amamos em um time? A camisa, a tradição, nossa relação e história com ele ou a vitória?

O Flu não está bem, sabemos. Mas 2023 foi sublime. Não deveríamos seguir celebrando? As três cores, as viradas já conquistadas, as vezes em que o time foi buscar resultados impossíveis? Marcelo não vale o ingresso? "Vi Marcelo jogar com a camisa do meu time", uma garota ou um garoto podem dizer.

Não seria possível que a diretoria, sabendo do baixo interesse por ingressos, fosse buscar o torcedor de baixa renda e pensasse em formas de subsidiar o custo do ingresso? Tricolores que nunca foram ao Maracanã, tricolores que amam de longe, que amam na cheia e na seca, na saúde e na doença.

Conheci aqui na cidadezinha onde moro, no interior de Minas, um técnico em informática que começou a amar o Fluminense desde o gol de Washington contra o São Paulo em 2008. É completamente apaixonado pelo tricolor. Nunca viu o time de perto. Ele iria e se emocionaria certamente. Como mapear esse torcedor? Como fazer o Maracanã ser de fato para todos?

Seria lindo ter o setor sul lotado, torcida vibrando mesmo na adversidade. É ruim perder para o maior rival? Sem dúvida. É ruim ver o adversário celebrar uma vaga? Bastante. Mas o amor é feito desses enfrentamentos também.

A virada é bastante difícil; sem torcida ela fica ainda mais.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes