Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deco é alvo de investigação do Ministério Público de Portugal

Deco é agente de vários brasileiros, entre eles Fabinho e Raphinha - Reprodução/Twitter
Deco é agente de vários brasileiros, entre eles Fabinho e Raphinha Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

24/11/2021 11h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O luso-brasileiro Deco é um dos alvos de buscas lideradas pelo Ministério Público de Portugal no âmbito da operação "Fora de Jogo", que está investigando "negócios simulados" (nas transferências de jogadores) e de "crimes de fraude fiscal, fraude à segurança social e branqueamento de capitais" (lavagem de dinheiro).

A agência D20 Sports, no Porto, que pertence ao ex-jogador, recebeu nesta quarta-feira pela manhã membros da Polícia de Segurança Pública e da Autoridade Tributária. A assessoria de Deco confirmou ao UOL Esporte as buscas na empresa.

Outros locais também foram visados, como as sedes de dois clubes, o Braga e o Vitória de Guimarães, além do escritório da Gestifute, do influente Jorge Mendes, que, entre outros nomes, trabalha com Cristiano Ronaldo.

Nos últimos meses, o Ministério Público de Portugal tem coordenado ainda outras duas investigações: "Cartão Vermelho", com foco no Benfica, e "Cartão Azul", no Porto. As suspeitas em questão são praticamente as mesmas da operação "Fora de Jogo".

Aposentado desde 2013, Deco, que brilhou no Porto, Barcelona, Chelsea e Fluminense, é desde então empresário do ramo do futebol. Foi durante alguns anos parceiro de Jorge Mendes e atualmente agencia as carreiras de vários jogadores brasileiros, entre eles Fabinho, do Liverpool, e Raphinha, do Leeds.

Atual representante do Barcelona

Recentemente, Deco foi contratado para ser o representante oficial do Barcelona na América do Sul e também em Portugal. Assumiu a função que era do empresário André Cury.