Topo

Marília Ruiz

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Respiradores doados pela FPF apresentam falhas e serão devolvidos

Jogadores do Corinthians antes da partida contra o Mirassol, em Volta Redonda, pelo Campeonato Paulista - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Jogadores do Corinthians antes da partida contra o Mirassol, em Volta Redonda, pelo Campeonato Paulista Imagem: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

28/04/2021 14h51

Entregues há menos uma semana, os equipamentos doados pela Federação Paulista de Futebol (FPF) à Prefeitura de Volta Redonda (RJ) em troca pela realização de dois jogos do Campeonato Paulista no estádio da Cidadania em março apresentaram defeitos de fabricação e serão devolvidos a empresa LQL Comércio e Importação de Produtos Médicos LTDA.

Destinados à rede pública municipal de saúde da cidade fluminense, os equipamentos para montagem de 10 novos leitos de UTI na cidade nem chegaram a ser instalados no anexo do Hospital do Retiro. Ao constatar que, além da apresentação de falhas, faltavam peças, o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, relatou o problema para a Federação Paulista de Futebol e para a Procuradoria-Geral do Município.

Na última segunda-feira, advogados da entidade paulista enviaram à empresa uma notificação extraoficial pedindo o ressarcimento do investimento de cerca de R$ 200 mil. Segundo a entidade, ainda informalmente, a empresa sediada em São Carlos (SP) teria concordado em devolver o valor pago.

Paralelamente, a FPF negocia para fechar hoje a contratação de uma nova remessa dos kits prometidos. Até a publicação desta nota, a entidade ainda não havia indicado o nome do novo prestador de serviço contratado. A intenção, segundo a assessoria de imprensa da entidade, é que a nova empresa contratada entregue os respiradores no máximo em 20 dias.

Procurada, a LQL Comércio e Importação de Produtos Médicos LTDA, com sede em São Carlos, não atendeu às ligações dessa colunista. Também não foram respondidos os recados deixados e o e-mail enviado ao sócio-administrador Raphael Rodrigues Prateleira. Segundo informações do Portal de Transparência, a empresa, com filiais em outros estados, tem participado de licitações desde o início da pandemia do novo coronavírus para fornecimento de materiais. Tem também firmado contratos com ministérios e governos estaduais.

Histórico

A doação dos equipamentos necessários para montagem de 10 leitos de UTI na cidade foi resultado da negociação da FPF para levar jogos do Paulista para outros estados durante a fase emergencial da quarentena decretada pelo governador João Dória (PSDB. Em troca de usar o estádio da Cidadania para Mirassol x Corinthians e São Bento x Palmeiras, a federação ofereceu-se para custear 10 leitos de UTI para a cidade fluminense.

"Em contrapartida por receber esses dois jogos, a Federação Paulista de Futebol vai doar equipamentos necessários para montagem de dez leitos de UTI (dez respiradores e dez monitores) para tratamento de pacientes com a covid-19. A realização dos dois jogos seguirá todos os protocolos já adotados para as partidas do campeonato Carioca", afirmou o Prefeito Antonio Francisco Neto (DEM) na ocasião.