Lei em Campo

Lei em Campo

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

Condenação de ex-dirigente do Inter é vitória do clube e exemplo no esporte

Em abril de 2019 conversei com um dirigente de um grande clube brasileiro sobre a importância de projetos de compliance, uma realidade distante do futebol. Disse que o que era questão moral, se tornaria obrigação legal e - logo - sobrevivência. No último dia 5 de março, já fora do clube, ele me ligou depois que soube da condenação de ex-dirigentes: "lembrei de vc".

A condenação de ex-dirigentes do Inter por estelionato e organização criminosa pode ser um marco para a gestão do futebol.O caso mostra importância do trabalho conjunto do esporte e do Estado na proteção da integridade no esporte.

E aqui é menos importante falar do caso em si (já muito divulgado) e mais do processo que culminou na decisão.

O clube começou o processo. Juntou provas, analisou internamente, julgou e baniu os dirigentes da associação. Repassou os documentos ao Ministério Público que começou novo processo de investigação que culminou com a sentença dada no dia 4 de março.

Ou seja, a partir desses dois movimentos é possível banir dirigente irresponsável/criminoso do quadro do clube de acordo com regras privadas e também indiciar, julgar e punir na Justiça Comum por crimes cometidos.

Por isso que repito por aqui o que dizia lá atras para dirigentes do esporte, investir em integridade não é só compromisso moral, mas questão de sobrevivência no esporte. A mudança já está aí.

A verdade é: a vida do gestor irresponsável e/ou criminoso está se tornando muito mais difícil. Não só porque o esporte esta se autorregulando, mas porque o Estado decidiu agir. E com a ajuda dos próprios clubes.

O caso mostra a vitória da democracia interna

O caso do Internacional mostra que, apesar de muitos não acreditarem, existem caminhos legais para investigar, julgar e condenar administradores que roubam instituições esportivas. Ainda mais agora. Em 2023 foi aprovada a nova Lei Geral do esporte que tipificou o crime de corrupção privada no Brasil.

Continua após a publicidade

Sobre as denúncias e o processo há muitos registros, inclusive do excelente repórter Fabrício Folkowskim do Correio do Povo, que trouxe a notícia da condenação.

Mas quero destacar aqui algo pouco comentado.

A condenação desses ex-dirigentes foi uma conquista da democracia do esporte e, como me disse o amigo e jornalista Ricardo Porto, também do modelo associativo.

Movimento interno, investigação, mobilização de associados e punição.

E isso só foi possível porque o esporte esta - acredite - se protegendo a partir das regras e políticas privadas que escreve.

O esporte se alicerça na sua autonomia.

Continua após a publicidade

Ele cria as próprias regras de funcionamento e participação. Não concorda, não participe da cadeia associativa do movimento. Daí a necessária autorregulação para obrigar entidades esportivas a trabalharem de acordo com a integridade.

O fair play financeiro é um exemplo dessa autorregulação. O Licenciamento de Clubes da Fifa, outro. Dois regulamentos jurídicos desportivos que buscam dar credibilidade, integridade, transparência desportiva e financeira. Eles já estão ajudando na profissionalização da gestão esportiva, e tentando preservar um necessário equilíbrio esportivo.

Assim como a FIFA e a Conmebol, a CBF também adotou o Licenciamento de Clubes e promete - vem quando?- um Fair Play Financeiro por aqui.

O CNRD também é uma esperança.

O fato é que esse caminho que o esporte está tomando - inserindo regras que auxiliam na gestão responsável e no combate aos absurdos do negócio - transformará não só a administração esportiva, mas também o próprio direito.

Nos clubes, conselhos atuantes e autônomos, comitês de ética, estatutos atualizados, transparência e ouvidoria independente são caminhos necessários para proteger a instituição.

Continua após a publicidade

O Inter mostrou como isso é importante. E como pode ser feito no modelo associativo.

Quem insistir em não enxergar, irá aprender da pior maneira, como os ex-dirigentes do Internacional.

Nos siga nas redes sociais: @leiemcampo

Seja especialista estudando com renomados profissionais, experientes e atuantes na indústria do esporte, e que representam diversos players que compõem o setor: Pós-graduação Lei em Campo/Verbo em Direito Desportivo - Inscreva-se!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes