Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

O exagerado '#ForaTite' é sinal importante para o treinador

Na madrugada após a derrota do Flamengo para o Bolívar, duas expressões chamavam a atenção nas redes sociais: #ForaTite e "Parabéns Tite" - com alguma dose de ironia, é claro.

Tite poupou dois de seus principais jogadores contra o Palmeiras no Brasileirão. O Flamengo fez um jogo medíocre e ficou a sensação, já que a atuação do Palmeiras também foi pífia, de que era possível vencer o grande rival se De La Cruz e Pedro estivessem desde o início. Tudo indicava que ele estava guardando o time para a altitude de La Paz e o jogo importante de Libertadores. Vem a partida e... Tite escala um time quase todo reserva. Com De La Cruz, mas sem Pedro ou Arrascaeta. Oras bolas. Poupa em um, poupa em outro. E os resultados não acompanham as decisões...

Seria um descalabro mandar Tite embora. Essa diretoria do Flamengo é campeã de descalabros, mas tão malucos assim eles não são. Tite não vai cair por causa de uma derrota para o Bolívar. Mas caem consideravelmente o crédito do treinador e a paciência da torcida. E, se cai a da torcida, cai a dos dirigentes, que nada mais são do que torcedores.

As hashtags são um sinal importante para o treinador, que vem fazendo um trabalho muito discutível em abril. O Flamengo tenta preservar resultados curtos demais, nem sempre consegue segurá-los e a falta de ousadia e ofensividade é algo que o torcedor não perdoa. O flamenguista não é que nem o corintiano. É uma outra relação com o futebol, uma outra abordagem. Tite podia satisfazer os alvinegros - ou a maioria deles - com seu estilo, mas os rubronegros querem mais.

É claro que o resultado vai sempre mandar, é nossa cultura, mas Tite está exagerando no conservadorismo. E precisa entender no que está metido o mais rápido possível. Colocar médicos e preparadores para explicar as rotações e pedir um voto de confiança, que foi basicamente o que ele fez em La Paz, não são suficientes para acalmar a galera.

O torcedor brasileiro já se acostumou com times mistos, reservas, jogadores poupados. Só que não vai entender nunca na vida dele como um time tão mais caro e melhor que os outros pode ficar tão preso a um resultado mínimo ou um empate, sem ir para cima para construir um placar maior, até de goleada.

Pedir demissão é exagero, até burrice. O Flamengo tem grandes chances de atingir grandes objetivos com Tite. Só falta o técnico saber ler os sinais que estão por aí, em todos os lugares.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes