Julio Gomes

Julio Gomes

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Três favoritos pegam os três mais fracos no sorteio da Champions League

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa gerou três "barbadas" e cinco confrontos equilibrados. Basicamente, os três times mais fortes - os teóricos favoritos - foram emparelhados para pegar os três segundos colocados que menos assustam. E, do outro lado da moeda, o primeiro colocado que "todo mundo queria enfrentar" foi sorteado contra o segundo colocado que "ninguém queria pegar", o que gerou um interessantíssimo Real Sociedad x Paris Saint-Germain.

O grande favorito ao título é o Manchester City, atual campeão, o time de Guardiola. O City está mal na temporada? Bem, para os padrões Guardiola, sim, está mal. É o quarto colocado na Premier League e, sem Haaland, machucado, tem mostrado dificuldades para gerar gols. Já existe uma Haaland-dependência? Sempre é assim quando um jogador faz tanta diferença para um time. Se ele não está, faz falta. Mas já vimos o City começar várias temporadas em marcha lenta e atropelar todo mundo entre janeiro e abril, não seria novidade.

O City vai enfrentar o Copenhagen, que veio da pré-Champions e se classificou no grupo que tinha o outro time de Manchester, o United. É uma surpresa da competição e, após o sorteio de hoje, já sabemos até onde chegará: às oitavas mesmo.

O Real Madrid é o outro favorito, ao lado do City. Não só pela história, mas porque tem se mostrado muito firme na temporada. A saída de Benzema não foi sentida, principalmente pela explosão instantânea de Bellingham. O Real pega o RB Leipzig, um time que tem frequentado a Champions, que tem competitividade, por ser parte da Bundesliga, mas que não deve oferecer perigo algum ao Real. No ano passado, o Leipzig arrumou um grande empate na ida com o Manchester City - para levar 7 na volta.

Por fim, temos o Bayern de Munique. Um grande leão da fase de grupos, que não tem sido confiável no mata-mata da Champions. Mas o Bayern não costuma fraquejar quando é favorito. E ele é muito favorito contra a Lazio, que faz um Italiano meia-boca e não deve oferecer resistência.

Nos outros cinco confrontos, vejo equilíbrio. Entre PSG e Real Sociedad, a grande diferença é Mbappé. E se Mbappé, por alguma razão, não puder jogar? A Real é um ótimo time de futebol, com muito entrosamento e motivação. Pode, sim, complicar o PSG, principalmente se o Paris não fizer o resultado na ida, jogando em casa.

O Arsenal é favorito contra o Porto, mas o Porto não treme em Champions. É camisa grande - maior que a do Arsenal, diga-se. PSV x Borussia Dortmund é outro confronto de equilíbrio, pois contrapõe um time que ganha todos os jogos na Holanda contra outro que mostra muita instabilidade na Alemanha - mas veio do grupo da morte e também é forte no torneio.

Por fim, chegamos aos dois duelos entre italianos e espanhóis. Napoli x Barcelona e Inter de Milão x Atlético de Madrid. Vejo muito equilíbrio em ambos e, para mim, são os dois duelos mais interessantes das oitavas. O Napoli não tem a mesma consistência do ano passado, quando ganhou a Série A, mas o mesmo se aplica ao Barça. Inter e Atlético são times que sabem jogar o torneio, que tem experiência e hierarquia. Tudo dependerá muito do momento de cada time em fevereiro, do nível de confiança e, claro, dos detalhes, que sempre pesam em mata-mata.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes